X hits on this document

6 views

0 shares

0 downloads

0 comments

2 / 3

NORMA CNP-02/REV.3

1. A Norma CNP-02/REV.3 aplica-se ao Gás Liquefeito de PETRÓLEO(GLP) e refere-se ao produto acabado, a partir dos tanques dos terminais dos importadores das refinarias, bem como o produto comercializado para consumo direto.

2. O Gás Liquefeito de PETRÓLEO especificado na presente Norma - propano comercial, butano comercial, mistura propano -butano e propano especial - deverá  possuir as propriedades expressas  no quadro anexo.

a) Propano comercial é a mistura de hidrocarbonetos contendo predominantemente propano e/ou propeno.

b) Butano comercial é a mistura de hidrocarbonetos contendo predominantemente butanos e/ou butenos.

c) Propano-butano é a mistura de hidrocarbonetos contendo predominantemente misturas de propano e/ou propano com butanos e/ou butenos.

d) Propano especial é a mistura de hidrocarbonetos contendo no mínimo 90% de propano  por volume e no máximo 5% de propeno por volume.

3 A verificação das características do produto far-se-á mediante o emprego dos seguintes métodos, observando-se sempre os de publicação mais recente:

3.1 - Métodos Brasileiro (MB)  da Associação Brasileira de Normas Técnicas e do Instituto Brasileiro de PETRÓLEO(ABNT-IBP).

3.2 - American Society for testing an Materials (ASTM).

3.3 - Métodos do centro de Pesquisas da Petrobrás (CENPES) (M-44).

a) PRESSÃO DE VAPOR - Métodos de ensaio para a determinação da pressão de vapor de gases liquefeitos de PETRÓLEO. Referência: MB - 205.

b) PONTO DE EBULIÇÃO DE 95% - Método de ensaio para a determinação do ponto de ebulição dos 95% evaporados no GLP. Referência: MB-285.

c) RESÍDUO  - Método de ensaio para a determinação de resíduo em gases liquefeitos de PETRÓLEO. Referência: D-2158 (ASTM) e PMB-891.

Document info
Document views6
Page views6
Page last viewedWed Oct 26 23:24:26 UTC 2016
Pages3
Paragraphs96
Words657

Comments