X hits on this document

42 views

0 shares

0 downloads

0 comments

6 / 7

  

         

Toda a família de Chico Bento havia se retirado do sertão de Quixadá, à pé, somente com uma burra de carga, esperançavam sobreviver, talvez chegar ao Norte, talvez se enriquecer. Na carga levavam carne salgada e rapadura, além das trouxas. Chico Bento não conseguiu as passagens de trem para ele e sua família, então a caminhada se colocou como única alternativa, afinal não se havia de ficar ali morrendo de fome. Na primeira noite arrancharam-se numa tapera abandonada junto a estrada, depois a sorte lhes concedia a copa hospitaleira de algum juazeiro. Com mais de três dias de caminhada a família ia se humanizando ao ponto de dividir generosamente com outra família de retirantes que encontraram na estrada um “resto de criação salgada” (QUEIROZ, 2006, p.44), mesmo sabendo que não teriam o que comer no dia seguinte àquele.

Então, quando veio a desolação da primeira fome, quando o fundo dos sacos vazios e a descarnada nudez das latas raspadas anunciaram a trágica seca, a família começava a vender seus únicos bens a troco de “rapadura e farinha” (QUEIROZ, 2006, p. 52), nisso ficaram sem a burra de carga e sem a rede de dormir.

Mais um pouco de tempo e também ficariam sem a Mocinha, que conseguiu um trabalho de “ajudante da cozinha de Sinhá Eugênia” (QUEIROZ, 2006, p.54), depois ficariam sem o filho mais velho Josias, que faleceu envenenado pela mandioca crua engolida na voracidade de acabar com sua fome, sem perceber que “tratava de mandioca brava” (QUEIROZ, 2006, p.60), dias mais tarde sem

  • o

    filho Pedro, que desaparecera, “sem deixar rastro algum” (QUEIROZ, 2006, p.86).

Quando chegaram ao Campo de Concentração, onde inclusive Conceição auxiliava na entrega dos socorros aos flagelados pela seca, a família de Chico Bento diminuiu ainda mais. Acontecia que o mais novo dos filhos, o Duquinha, estava cada dia mais doente, por isso, decidiram dar o menino para ser cuidado por Dona Inácia e Conceição, a partir de então, a família de Chico Bento contava apenas com a mulher Cordulina e dois filhos, cujos nomes nem ao menos são citado no enredo.

Nesta desagregação dos laços familiares vemos uma das formas de violência causada pela seca. Geralmente a mãe assume o lar depois que o pai se retira para tentar a vida longe. Enquanto a mãe fica com as crianças no sertão, o pai trabalha longe e junta todo o dinheiro que pode para mandar à sua família e também para um dia voltar ao seu lar. O futuro incerto está para ambos os lados. A opção de Chico Bento foi permanecer junto com sua família, mesmo assim a brutalidade da seca os atingiu.

Diante do exposto, quisemos demonstrar que a estreita relação entre o discurso da História e

  • o

    discurso da Literatura possibilita o trabalho do historiador preocupado em resgatar o sistema de

Document info
Document views42
Page views43
Page last viewedSun Dec 04 04:40:47 UTC 2016
Pages7
Paragraphs112
Words3356

Comments