X hits on this document

11 views

0 shares

0 downloads

0 comments

1 / 3

3 Tachas 3MMR

Boletim de Informações Técnicas

DESCRIÇÃO

As tachas 3M foram desenvolvidas para serem aplicadas em superfícies de vias revestidas de asfalto ou de concreto e proporcionam visibilidade noturna.

  • O

    corpo da tacha foi produzido utilizando um

termoplástico, que lhe garante a máxima resistência a impactos assim como resistência as mais variadas condições atmosféricas. O elemento retrorefletivo que proporciona retrorefletividade, estando molhado ou não e está disponível na cor branca. As tachas 3M foram desenvolvidas para serem aplicadas diretamente na superfície do pavimento e são compatíveis com os Adesivos Betuminosos e com os Adesivos do tipo Epóxi. O uso de qualquer outro tipo de adesivo deverá ser testado e avaliado antes de se fazer qualquer tipo de aplicação. Para informações sobre aplicação, recomendamos seguir as instruções do Boletim Técnico 11/96, o qual refere-se a Preparação da Superfície do Pavimento e Procedimentos de Aplicação.

PROPRIEDADES Características do produto

¾ ¾ ¾ ¾ ¾ ¾ ¾ ¾

Durável Retrorefletividade molhada ou não Resistência a Impactos Resistência a Desgastes Diferentes Cores para Diferentes Aplicações Leve Fácil de Manipular durante a Aplicação Compatível com Adesivo Betuminoso e com Adesivo Tipo Epóxi Compressão da tacha: min. de 20.000 kg Produzidas em Policarbonato e ABS

¾ ¾

¾

Em conformidade com NBR 14636

RETRORREFLETÂNCIA

Retrorrefletância refere-se a luminância medida sob condições normais de visibilidade, como um meio conveniente de descrever a uniformidade das características da lente. Este tipo de avaliação é utilizado com a finalidade de controle de qualidade, quando especificando um tipo de lente. A lente de cor Branca tem um valor mínimo inicial de retrorrefletância especificado e descrito na tabela 1 abaixo, quando medidos seguindo-se os padrões ASTM E809. A quantidade fotométrica a ser medida é

  • o

    coeficiente de intensidade luminosa retrorrefletida,

expressa em milicandelas por lux (mcd/lx).

Outubro 2006

Tabela 1 Valores mínimos de Intensidade Luminosa Refletida

Ângulo de Entrada Ângulo de Observação Coeficiente de

+/- 20º

0,2º

0,2º

279

112

Retrorreflexão (RA) [(mcd.m-2).lx-1]

DESEMPENHO DA RETRORREFLETÂNCIA

  • O

    desempenho da retrorrefletância da lente é medido

tendo como referência a visibilidade de um motorista dirigindo um veículo em uma via, ambos em condições normais. Esta propriedade é freqüentemente conhecida como “Retrorreflexão Geométrica em relação ao Motorista”. As medições são efetuadas em condições de utilização simuladas e assegura que todos os ângulos de visualização geométrica são levados em consideração durante o teste. Isto inclui os ângulos de rotação, os quais são muito importantes, quando avaliados com lentes retrorrefletivas prismáticas. As lentes possuem um valor mínimo de retrorreflexão, o qual é especificado na tabela 2, quando avaliados sob as condições determinadas pela norma ASTM E809. Na tabela 2, os valores referem-se aos Ângulos de Entrada, a Geometria de Observação e de Rotação para um motorista em um veículo em condições normais de uso, avaliando-se ao longo da faixa de tráfego e do lado esquerdo do veículo. O valor medido a cada distância simulada, é a soma dos valores de retrorreflexão da iluminação incidente das lentes, quando expostas às luzes direita e esquerda dos faróis do veículo. Os valores encontrados como referenciais estão ilustrados na figura 1.

Tabela 2 Retrorreflexão Geométrica do Motorista

Document info
Document views11
Page views11
Page last viewedTue Dec 06 23:48:31 UTC 2016
Pages3
Paragraphs122
Words1449

Comments