X hits on this document

Word document

HOMOSSEXUALIDADE E PRECONCEITO: ASPECTOS DA SUBCULTURA - page 10 / 14

57 views

0 shares

0 downloads

0 comments

10 / 14

mais segura (em termos de policiamento) ao Centro da cidade, sendo utilizado particularmente por turistas e homossexuais de classe média. Copacabana, que também possui uma série de bares, restaurantes e saunas de freqüência gay ostenta igualmente, no trecho de areia conhecido como Bolsa de Valores, o título de ser a primeira praia homossexual do país. Tal como a Cinelândia no Centro, os pólos de atividade homossexual podem ser localizados nas áreas ao redor da Galeria Alaska e do hotel Copacabana Palace. Ao contrário do anonimato característico do Centro, no entanto, a vida gay em Copacabana é extremamente visível, sendo um exemplo deste fato a existência do Quiosque Rainbow (ou quiosque gay), onde os homossexuais reunidos estão permanentemente expostos aos olhares dos transeuntes. Apesar do declínio de Copacabana ter continuado durante a década de 90, atualmente pode-se afirmar que se trata de um bairro onde homossexuais de diversas origens sociais se reúnem, particularmente durante o período de carnaval.

A medida em que as famílias mais ricas se mudavam para Ipanema e Leblon, processo semelhante ocorria com os homossexuais provenientes das classes altas: a partir dos anos 80 e 90 estes bairros se tornaram uma alternativa mais sofisticada às áreas encontradas no Centro e em Copacabana. Em Ipanema também podemos encontrar, em frente à rua Farme de Amoedo6, um trecho de praia freqüentado quase que exclusivamente pelas barbies ou por jovens homossexuais de classes mais elevadas. Neste mesmo período, a rua Visconde Silva em Botafogo, que reunia diversos bares, tornou-se um lugar de encontro homossexual. Alguns anos depois, no entanto, o ponto entrou em decadência e praticamente não existe mais, sendo substituído pela Barra da Tijuca (que abriga diversas boates e festas direcionadas para o público gay) como um pólo de atração homossexual. Finalmente, devemos apontar que não obstante seus valores mais conservadores e tradicionais, a Zona Norte carioca também desenvolveu espaços visitados por homossexuais similares àqueles existentes na Zona Sul, apesar destes locais serem consideravelmente mais discretos.

De acordo com Trevisan (2000), o espaço homossexual geograficamente ampliado representa um ganho de direitos bastante discutível. Por um lado, a polícia pode, quando quiser, invadir estes lugares e extorquir ou prender homossexuais utilizando para este fim as mais diversas justificativas. Este tipo de atitude da sociedade heterossexual mais ampla funciona como uma espécie de advertência de

6 A rua Farme de Amoedo em Ipanema também é conhecida como “Farme de AmoAIDS”, denominação pejorativa que se deve à ainda forte associação entre homossexualidade e AIDS.

Document info
Document views57
Page views57
Page last viewedSat Jan 21 02:47:00 UTC 2017
Pages14
Paragraphs69
Words4870

Comments