X hits on this document

Word document

HOMOSSEXUALIDADE E PRECONCEITO: ASPECTOS DA SUBCULTURA - page 12 / 14

40 views

0 shares

0 downloads

0 comments

12 / 14

acordo com Parker (1999), no caso do Rio de Janeiro, este mercado se baseou no sistema de gênero tradicional ao mesmo tempo em que se liga a uma série de estruturas sociais e econômicas características do “mundo gay internacional” do final do século XX. Assim, bares, discotecas, saunas e outros estabelecimentos direcionados para o público homossexual se tornaram não apenas lugares para encontrar parceiros, mas servem igualmente a um tipo específico de socialização que ocorre em um contexto parcialmente livre de discriminação e preconceito. Evidentemente, o surgimento destes estabelecimentos não é um fenômeno recente, pois pontos de encontro homossexuais têm existido na cidade há vários anos. O que caracteriza o nascimento do mercado gay, no entanto, é que estes novos estabelecimentos (a maioria comandados pelos próprios homossexuais) se auto-identificam como voltados para público gay, perseguindo esta clientela diferenciada.

Em suma, comunidade e subcultura gay no Rio de Janeiro se traduzem na busca de espaços e de antídotos contra as manifestações preconceituosas do dia a dia. Os subgrupos existentes revelam – através, inclusive, de seu comportamento de consumo – padrões comportamentais ligados à aceitação e/ou revelação de sua identidade. Todo este processo deve ser comprendido dentro de uma moldura delimitada por ainda altos níveis de preconceito e de discriminação que prevalecem entre nós. Afinal, para se “sair do armário” com um mínimo de segurança, é preciso ter um lugar para onde se possa ir.

Adriana Nunan é Psicóloga e Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio.

Bernardo Jablonski é Doutor em Psicologia Social e Professor da Pós-Graduação em Psicologia da PUC-Rio.

NUNAN, A. & JABLONSKI, B. Homossexualidade e Preconceito: aspectos da subcultura homossexual no Rio de Janeiro. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 54, n.1, 2002. p. 21-32.

Referências Bibliográficas

ARONSON, E. Prejudice. In: The Social Animal. New York: Worth Publishers/W.H. Freeman and Company, 1999. p.304-363.

Document info
Document views40
Page views40
Page last viewedThu Dec 08 22:53:26 UTC 2016
Pages14
Paragraphs69
Words4870

Comments