X hits on this document

Word document

HOMOSSEXUALIDADE E PRECONCEITO: ASPECTOS DA SUBCULTURA - page 9 / 14

38 views

0 shares

0 downloads

0 comments

9 / 14

Copacabana, Ipanema, Botafogo e Barra da Tijuca.4 O Centro da Cidade tem sido um ponto de interação homossexual desde, pelo menos, o início do século XX, mantendo sua importância como um dos focos da vida gay durante as décadas de 70 e começo da de 80 (Green, 1999). Neste bairro, onde se pode notar uma alta concentração de travestis e de prostituição masculina, são comuns os parques, praças, hotéis e banheiros utilizados para encontros sexuais por indivíduos de origens humildes. Ao redor da Cinelândia, talvez o coração deste espaço gay, encontram-se também uma série de cinemas, bares e boates freqüentados por homossexuais de classes sociais um pouco mais elevadas. Não obstante o Centro ainda ser um importante local de interação homossexual, este bairro foi sendo substituído pouco a pouco por áreas nobres localizadas na Zona Sul da cidade. De acordo com Terto (1996), nos anos 80 os locais clandestinos do Centro tais como banheiros públicos, cinemas e parques deixaram de ser largamente utilizados. O surgimento da AIDS parece ter sido responsável por esta mudança, mas outros fatores também contribuíram para que muitos homossexuais de classes sociais mais elevadas passassem a freqüentar pontos de encontro na Zona Sul.

O reforço do circuito comercial, com locais mais institucionalizados, a repressão policial nas ruas, as mudanças no espaço urbano com a iluminação e reforma de praças, ruas e jardins, a violência crescente dos assaltos, a crise econômica que fomentou a mendicância e o número de pessoas sem casa vivendo na rua, são alguns dos fatores que contribuíram para desmantelar grande parte deste circuito de sexo mais orgiástico, anônimo e clandestino que caracterizava grande parte do comportamento e prática sexuais de milhares de homens. (Terto, 1996: 93)

Apesar de Copacabana ter sido um dos bairros mais sofisticados da cidade, nas décadas de 70 e 80 começou a entrar em declínio e foi substituído por Ipanema e Leblon como o endereço preferido das famílias mais abastadas. Com uma alta densidade populacional, forte turismo internacional5 e diversas opções de entretenimento noturno, Copacabana acabou se transformando em uma alternativa

4 Importante notar que, até o presente momento, não existem dados oficiais sobre a maior ou menor presença de homossexuais em determinados bairros da cidade. As informações que se seguem foram colhidas, na sua maior parte, de entrevistas com homossexuais e dos relatos de indivíduos que estão familiarizados com a subcultura, devendo, por tanto, serem analisadas com cautela.

5 Deve-se apontar que a interação de homossexuais brasileiros com turistas gays de outros países constitui um importante ponto de interseção entre a subcultura gay internacional e aquela presente no nosso país. O movimento na direção oposta, isto é, as costumeiras viagens de muitos homossexuais brasileiros ao exterior, de onde trazem elementos característicos de outras comunidades, também não pode ser subestimado (Parker, 1999).

Document info
Document views38
Page views38
Page last viewedThu Dec 08 02:33:21 UTC 2016
Pages14
Paragraphs69
Words4870

Comments