X hits on this document

PDF document

Jornadas Sul-Americanas de Engenharia Estrutural - page 12 / 15

51 views

0 shares

0 downloads

0 comments

12 / 15

XXX

JORNADAS

SUL-AMERICANAS

DE

ENGENHARIA

ESTRUTURAL

Figura 5: Estrutura de comandos do projeto ARX geométrico

  • 5.

    Comando tpznodeload: permite ao usuário aplicar uma carga pontual em um nó.

  • 6.

    Comando tpzbeamload permite ao usuário aplicar uma carga distribuida trapezoidal a uma

barra.

7. Comando tpznoderotations: permite ao usuário definir as características básicas de trabalho, tais como unidades e forma de representação das entidades.

8. Comando tpzplate: permita ao usuário criar uma placa de quatro vértices.

Além desses foram também definidas as funções de aquisição de dados para dar suporte às formas de edição. Na figura 5, pag 11 temos a representação da classe ARX.

5

Projeto ARX de análise

Foi criado para permitir a troca de informações entre as entidades incorporadas ao AutoCAD e as funções do ambiente PZ. Além disto, nesse projeto é feita a montagem da malha de elementos finitos e a resolução dos sistema.

Por ser um .ARX, pode-se criar um comando que inicia o procedimento de análise. Por meio desse comando, em primeiro lugar é feita uma busca, no banco de dados do desenho, pelas entidades do tipo tpznode, tpzbeam e tpzplate, criando um conjunto selação que contém essas entidades. Em seguida, chama-se uma função que, à partir dos dados das entidades selecionadas, realiza-se o pré- processamento, com a montagem das malhas, geométrica e computacional, o processamento, com a resolução do sistema. O último passo, que é o pós-processamento, é realizado por uma função que retorna os resultados para a entidade correspondente no AutoCAD. Em uma barra, por exemplo, pode-se obter os valores de força cortante e momento fletor em cinco pontos distintos.

A principal classe deste projeto é a classe tpzanalysiscommands.cpp. Nesta classe, temos as seguintes funções:

tpzanalisys()

Essa função é responsável por iniciar o processo de análise. Por meio dela é feita a seleção dos objetos do tipo tpzbeam, tpznode, tpzplate de um desenho no AutoCAD.

11

Document info
Document views51
Page views51
Page last viewedSun Jan 22 13:03:06 UTC 2017
Pages15
Paragraphs422
Words5053

Comments