X hits on this document

PDF document

Jornadas Sul-Americanas de Engenharia Estrutural - page 5 / 15

34 views

0 shares

0 downloads

0 comments

5 / 15

XXX

JORNADAS

SUL-AMERICANAS

DE

ENGENHARIA

ESTRUTURAL

uma entidade autosuficiente, incorpora forma e comportamento conforme sua classe. A correta interação entre vários objetos, de classes responsáveis por diferentes partes do pro- blema global, resultará na solução do problema [3], [2], [12], [7], [13].

3.4

Ambiente PZ

A plataforma PZ é um ambiente de programação científico, desenvolvido na linguagem C/C++, destinado à resolução de problemas de engenharia que podem ser formulados como um sistema de equações diferenciais parciais. Especificamente, o ambiente PZ foi concebido para aplicações que utilizem o Método dos Elementos Finitos.

Segundo Devloo[5], as classes do ambiente PZ definem elementos inerentes de problemas de elementos finitos tais como malha, elemento, nó e material. Tais classes implementam métodos para o tratamento dos dados como, por exemplo: integração numérica, montagem dos coeficientes do sistema de equações, transformação de coordenadas, criação do material, geração de malhas, solução do sistema, etc. Com o ambiente PZ pode-se “ tirar vantagem” da reutilização de seu código e suas classes podem ser estendidas para aumentar a abrangência de um programa.

É preciso salientar que diferente do que é feito classicamente, no ambiente PZ faz-se uma sepa- ração entre o que é malha geométrica e malha computacional. Através dessa estratégia, trata-se a aproximação da geometria independente da aproximação das grandezas físicas do problema.

  • O

    ambiente PZ, como na maioria dos ambientes de programação orientado a objetos, é organi-

zado em um conjunto de classes que o usuário utiliza para o desenvolvimento de seus programas. Ao usuário compete a montagem de um código principal responsável pela criação dos objetos numa dada sequência lógica, que a princípio define a malha geométrica e a malha computacional, defini- ção do modelo de material a ser resolvido (equação diferencial) expresso em termos de coeficientes na matriz de rigidez, aplicação das condições de contorno e por fim, o processo com as classes de análise e posterior definição da saída de resultados. Segundo Devloo[5], o ambiente PZ foi ideali- zado e desenvolvido, com base no paradigma de programação orientada a objetos, para que classes básicas abstraíssem o método dos elementos finitos de tal forma que pudessem ser divididos em cinco seções distintas:

    • 1.

      Classes para a definição da geometria do problema;

      • (a)

        classes para a definição do espaço de interpolação;

      • (b)

        classes para a definição dos materiais (equação diferencial) do problema e das condições de contorno;

      • (c)

        classes para organização, controle, montagem da matriz e definição do tipo de armaze- namento da matriz de rigidez com posterior solução do sistema;

      • (d)

        classes para pós-processamento e visualização dos resultados.

    • 3.5

      ObjectARX

  • O

    programa AutoCAD é uma ferramenta consagrada mundialmente no desenvolvimento de projetos

de Engenharia e Arquitetura. É um grande aliado dos profissionais destas áreas por possuir um conjunto completo de recursos, que facilitam a execução dos trabalhos e lhes confere qualidade, organização na criação e documentação.[10]

Para estender as facilidades do programa AutoCAD, é possível que o usuário escreva programas auxiliares, automatizando tarefas, criando novos ambientes de utilização do software. Esses progra- mas interagem com o programa AutoCAD, melhorando a eficiência de desenvolvimento de projetos. Até recentemente só haviam duas maneiras de se escrever esses programas auxiliares: eles teriam que ser parte do programa fonte do AutoCAD, o que necessitava que o desenvolvedor tivesse parce- ria com a empresa proprietária dos direitos do AutoCAD, ou deveriam ser escrito numa linguagem

4

Document info
Document views34
Page views34
Page last viewedThu Dec 08 08:09:02 UTC 2016
Pages15
Paragraphs422
Words5053

Comments