X hits on this document

Word document

LexUriServ.do?uri=COM:2003:0773:FIN:PT:DOC - page 104 / 227

536 views

0 shares

0 downloads

0 comments

104 / 227

Berlim - Cidade da diversidade

(Introdução de programas de formação na área da nãodiscriminação para as administrações públicas)

O propósito do projecto “Berlim - Cidade da Diversidade” reside em dotar o pessoal dos sectores do ensino e da saúde com qualificações na área da diversidade e da luta contra a discriminação, a fim de promover a igualdade de tratamento e erradicar a discriminação. Esta ideia aplica-se não só aos imigrantes, como também a todos os grupos minoritários. Pretende-se uma mudança de atitude por parte dos funcionários da administração pública relativamente às pessoas oriundas de minorias, quer enquanto colegas de trabalho, quer como utentes dos serviços.

O projecto de acções de formação na área da luta contra a discriminação na administração pública tem o apoio do Programa de Acção da UE de combate à discriminação. O projecto decorre em três cidades europeias: Berlim, Bangor (Irlanda do Norte) e Altea (Espanha). Em Berlim, o projecto tem a designação “Berlim - Cidade da Diversidade”. Foi desenvolvido pelo Centre européen juif d’information (CEJI) em cooperação com o Northern Ireland Council for Ethnic Minorities na Irlanda do Norte (NICEM).

Em Berlim, participam na iniciativa, além do Comissariado para a Integração e a Imigração, representantes da administração central e diversas organizações não governamentais. A coordenação regional está a cargo dos serviços do Comissariado para a Imigração e a Integração do Senado de Berlim, em cooperação com o projecto Eine Welt der Vielfalt e.V.

Entre Setembro de 2002 e Agosto de 2004, deverá decorrer a formação dos formadores em diversidade e antidiscriminação. Os conhecimentos adquiridos serão depois transmitidos ao longo de oito cursos. A preparação do conteúdo das formações será feita através de uma análise das necessidades, com investigação de carácter geral e recolha de dados provenientes de vários inquéritos, questionários e trabalho com grupos-alvo. Na próxima fase (Janeiro 2005-Junho 2005) serão avaliadas as actividades da fase anterior. Pretende-se assim incorporar os resultados e as conclusões do projecto na reforma da administração pública. Desta forma, os resultados serão utilizados com eficácia, na medida em que serão internalizados.

O projecto desenvolve programas de formação para profissionais dos serviços educativos e de saúde e abrange diferentes formas de tratamento desigual, incidindo no combate à discriminação múltipla. A formação evidencia a importância da diversidade cultural e étnica na concepção das políticas, práticas de trabalho, recrutamento e melhoria das relações entre as comunidades. Pretende-se também produzir um manual de formação que possa ser utilizado pelas autoridades locais em toda a Europa para desenvolverem programas próprios adaptados às respectivas realidades.

104

Document info
Document views536
Page views536
Page last viewedSun Dec 04 01:52:04 UTC 2016
Pages227
Paragraphs2435
Words105696

Comments