X hits on this document

Word document

LexUriServ.do?uri=COM:2003:0773:FIN:PT:DOC - page 107 / 227

522 views

0 shares

0 downloads

0 comments

107 / 227

A situação específica dos imigrantes e das minorias étnicas vítimas de pobreza e de exclusão requer um esforço de análise acrescido para que se possa reforçar a sua presença no mercado de trabalho em níveis idênticos aos da maioria da população e promover a sua participação na vida social, cultural e política.

Outras categorias em situação de pobreza persistente

Toxicodependentes

As oportunidades sociais para as pessoas com problemas de toxicodependência são desproporcionadamente desiguais. Os problemas de droga e alcoolismo conduzem a situações de privação de abrigo, desemprego e baixos níveis educativos. Acresce que os toxicodependentes estão frequentemente envolvidos em processos penais, com a consequente exclusão. Os PAN/incl sublinham a importância de introduzir ou reforçar medidas adequadas e programas para reduzir as profundas disparidades em termos de frequência escolar e carreiras profissionais para que a reintegração social seja bem sucedida.

Os principais esforços incidem nos programas de reintegração para extoxicodependentes, com o objectivo de lhes dar novas oportunidades de reintegração profissional, como acontece no plano nacional alemão. A Itália lançou um conjunto de acções de prevenção do abuso de drogas e de reintegração de toxicodependentes na sociedade e no mundo do trabalho: orientação, programação e coordenação de actividades conduzidas a nível central e regional; coordenação de actividades empreendidas pelos diferentes agentes envolvidos; acções dirigidas aos toxicodependentes nas prisões.

Outra importante dimensão está nas políticas e medidas de prevenção. Na Finlândia, foi lançado em 2001 um novo programa de formação de professores, com o objectivo de melhor detectar as dificuldades dos alunos e os sintomas de consumo de drogas. Os estudos pedagógicos incidem essencialmente nos seguintes aspectos: fundamentos éticos e sociais do trabalho docente; relações humanas, cooperação e competências de interacção; compreensão dos processos de aprendizagem; e prevenção de dificuldades de aprendizagem e exclusão.

Em alguns países, estão a ser reforçados os programas de prevenção da toxicodependência, no contexto de políticas de desenvolvimento urbano activas e integradoras, com o objectivo de resolver problemas sociais, económicos e urbanos que muitos bairros conhecem e estabilizar a respectiva situação. Na Alemanha, o programa “A cidade social” visa fomentar o desenvolvimento integrado (em termos de habitação, situação económica, emprego e política social) de zonas com necessidades especiais. No Reino Unido, em especial na Inglaterra, as relações entre droga e zonas carenciadas são tratadas no âmbito da colaboração entre duas entidades: o Home Office e a Neighbourhood Renewal Unit. Na Irlanda, o problema da concentração da toxicodependência nas zonas mais desfavorecidas também está na ordem do dia.

Em muitos países (Irlanda, Itália, Áustria, Finlândia e Suécia), foram empreendidos esforços no sentido de reforçar a cooperação plurisdisciplinar e horizontal entre todas as autoridades envolvidas na problemática da droga. Foram criados conselhos consultivos para acompanhar a execução dos programas e concentrar esforços na resolução dos

107

Document info
Document views522
Page views522
Page last viewedSat Dec 03 10:59:52 UTC 2016
Pages227
Paragraphs2435
Words105696

Comments