X hits on this document

Word document

LexUriServ.do?uri=COM:2003:0773:FIN:PT:DOC - page 123 / 227

624 views

0 shares

0 downloads

0 comments

123 / 227

no processo de consulta e deliberação relativo ao PAN através de um grupo permanente de consultores. O governo federal tenciona intensificar o diálogo com todos os agentes relevantes. Na Finlândia, os conselhos locais autónomos e os municípios desempenham um papel crucial no combate à exclusão social. No Luxemburgo, é sublinhado o papel das autoridades locais na elaboração e execução do PAN. Em Portugal, o Programa Rede Social propõe-se combater a pobreza e a exclusão social através de parcerias nas quais as autoridades locais desempenham um papel essencial para promover o desenvolvimento social local e integrar dinâmicas de planeamento e participação estratégica. A Irlanda sublinha o papel dos Conselhos de Desenvolvimento Regional e Municipal (County and City Development Boards) na coordenação das políticas de inclusão social a nível local e prevê o desenvolvimento por parte das autoridades locais de estratégias de inclusão local para apoiar e reforçar as acções nacionais.

Não é claro se as administrações locais e regionais mais pobres e as mais ricas são dotadas equitativamente dos meios necessários para assumir estas responsabilidades, já que as disparidades entre umas e outras duplicaram no decurso dos últimos dez anos.

O Fundo Social Europeu e a Iniciativa Comunitária EQUAL

O Fundo Social Europeu é o principal instrumento financeiro através do qual a União Europeia executa a sua estratégia de emprego. Cabe-lhe contribuir para prevenir o desemprego, a fim de capacitar a mão-de-obra e as empresas europeias para enfrentar os novos desafios e evitar que as pessoas percam o contacto com o mercado de trabalho.

123

Document info
Document views624
Page views624
Page last viewedThu Dec 08 04:33:19 UTC 2016
Pages227
Paragraphs2435
Words105696

Comments