X hits on this document

Word document

LexUriServ.do?uri=COM:2003:0773:FIN:PT:DOC - page 144 / 227

527 views

0 shares

0 downloads

0 comments

144 / 227

Estado-Membro

Designação da medida

Síntese

Principais áreas envolvidas

a acompanhamento dos desempregados de longa duração, ajudando-os a encontrar trabalho. Os desempregados de longa duração são acompanhados em todos os serviços relevantes, em função de um programa sistemático.

Irlanda

Estratégia preventiva para o desemprego

A estratégia preventiva subjacente ao plano nacional de emprego, EAP, visa reduzir o desemprego e prevenir o afluxo para o desemprego de longa duração, através da cooperação activa com os desempregados e do apoio ao retorno à actividade profissional. Os participantes são entrevistados para avaliar as respectivas competências, para lhes ser proporcionado um programa individual que pode levar directamente ao emprego, à reciclagem ou ao ensino. A estratégia preventiva iniciou-se em Setembro de 1998 com todos os jovens com menos de 25 anos que se encontravam inscritos nos registos de desempregados, os quais foram chamados para uma entrevista. O processo foi progressivamente alargado para incluir grupos adicionais com a definição de limiares específicos de duração de desemprego.

Luxemburgo

Centros de Avaliação

Destinam-se aos desempregados capazes de reforçar a sua empregabilidade. As pessoas capazes de trabalhar têm assim uma oportunidade de disporem recursos próprios, reencontrando a sua dignidade e fugindo a situações potenciais de pobreza e exclusão social.

Países Baixos

Experiências de activação social (1996-2001)

O Ministérios dos Assuntos Sociais e do Emprego lançou um conjunto de iniciativas destinadas a testar a lei (prestações do regime geral) com o objectivo de promover a reinserção no mercado de trabalho e prevenir a exclusão social dos beneficiários de prestações que se encontram muito longe do mercado de trabalho.

Espanha

Projecto de emprego integrado para a inserção dos jovens no mercado de trabalho

Trata-se de um programa de formação e ingresso no mercado de trabalho, destinado a promover actividades inovadoras no domínio do emprego para jovens que conhecem graves dificuldades para aceder ao emprego e correm risco de exclusão social. Inclui informação e planos personalizados de integração, orientação e apoio à formação profissional.

Pessoas socialmente desfavorecidas

Suécia

Stockholm Matching

O propósito do projecto Stockholm Matching reside em desenvolver métodos para ajudar as pessoas que dependem da assistência social a encontrar emprego no mercado de trabalho aberto. Os serviços sociais e o sector empresarial devem colaborar no desenvolvimento de metodologias de recrutamento para o mercado de trabalho de pessoas que vivem de assistência social. O principal grupo-alvo do projecto são os funcionários dos serviços previdenciais, agentes do mercado de trabalho, empresas e consultores de orientação profissional. O segundo grupo-alvo são os desempregados de longa duração que não têm contactos com os serviços de emprego e recebem prestações de subsistência.

144

Document info
Document views527
Page views527
Page last viewedSat Dec 03 16:14:21 UTC 2016
Pages227
Paragraphs2435
Words105696

Comments