X hits on this document

Word document

LexUriServ.do?uri=COM:2003:0773:FIN:PT:DOC - page 150 / 227

686 views

0 shares

0 downloads

0 comments

150 / 227

Estado-Membro

Designação da medida

Síntese

Principais áreas envolvidas

Finlândia

Modelo Turku para promover o bem-estar das crianças e dos jovens

A estratégia Turku incide nas crianças, nos jovens e nas famílias com filhos. A sua execução assenta num modelo de rede gerido e controlado por um comité de gestão para o bem-estar das crianças e dos jovens, cujos membros incluem especialistas dos vários serviços e um perito em planeamento urbano. Os indicadores de acompanhamento dos factores mais relevantes foram definidos em cooperação com o Centro Nacional de Investigação e Desenvolvimento para o Bem-estar e a Saúde (STAKES). Os indicadores apoiam-se num “orçamento Criança” trienal, um instrumento destinado a verificar como as várias autoridades gastam anualmente as verbas destinadas a medidas em prol das crianças e dos jovens.

HARAVA

Harava (‘Rake’) é um projecto conjunto que reúne organizações de protecção da infância e o sector público, coordenado pelos serviços centrais de protecção da infância da Finlândia e a associação das autoridades locais e regionais finlandesas. A finalidade do projecto reside em utilizar experiências práticas para desenvolver a cooperação e modelos de serviços de apoio psicossocial para crianças e jovens. O projecto promove a cooperação entre ONG, sector público e operadores do sector privado, abrangendo a participação de autoridades dos sectores da protecção social, saúde e educação.

Irlanda

Iniciativa de apoio aos pais adolescentes

Uma iniciativa-piloto de apoio implementada progressivamente desde 1999, enquanto parte da estratégia nacional de investimento nos cuidados à infância, São concedidos os seguintes tipos de ajuda: apoio no cumprimento das obrigações parentais, informação sobre várias questões, designadamente apoio ao rendimento, serviços de saúde, educação e formação, acesso a apoios colectivos e individuais.

Itália

Projecto de apoio habitacional e financeiro a famílias em dificuldade

O objectivo deste projecto localizado na província de Campobasso consiste em apoiar famílias em risco de exclusão social que, por vários motivos, têm dificuldade em manter um ambiente familiar pacífico e a gerir relações entre pais e filhos, criando uma rede de solidariedade e desenvolvendo acções de índole social a fim de tornar desnecessário o recurso a famílias de acolhimento e a estruturas institucionais.

Reino Unido

Apoio às famílias monoparentais (Escócia)

Trata-se de um pacote inovador, com uma dotação de 24 milhões de libras entre 2001 e 2004, destinado a apoiar as famílias monoparentais que pretendem frequentar acções de ensino, proporcionando-lhes estruturas de acolhimento para os filhos e apoios financeiros.

Actuar em favor dos mais vulneráveis

150

Document info
Document views686
Page views686
Page last viewedSat Dec 10 19:10:40 UTC 2016
Pages227
Paragraphs2435
Words105696

Comments