X hits on this document

Word document

LexUriServ.do?uri=COM:2003:0773:FIN:PT:DOC - page 170 / 227

700 views

0 shares

0 downloads

0 comments

170 / 227

A prevenção da exclusão social da sociedade do conhecimento terá de ser conseguida essencialmente através de um aumento das ligações Internet nas instituições de assistência social a jovens. Até 2005, deverá aumentar para 70% a proporção de utilizadores da Internet com um mínimo de 14 anos de idade.

O PAN incorpora algumas observações críticas e positivas de diferentes participantes no primeiro e segundo processos de consulta, em especial a exigência de um melhor financiamento ou aconselhamento das pessoas endividadas. O PAN contentase com a referência a um grupo de coordenação entre os ministérios e defende a continuação do diálogo com representantes académicos e um grupo estabelecido de conselheiros. Há que desenvolver a informação, a sensibilização e o incentivo ao debate público.

23.

Perspectiva de género

No âmbito do primeiro PAN, foram adoptadas medidas para assegurar uma melhor protecção contra a violência doméstica. No novo PAN, a integração da dimensão de género foi tomada mais seriamente em conta. A fim de promover a compatibilidade da vida profissional e familiar, documentase a multiplicação das vagas em estruturas de acolhimento de crianças com idades inferiores a três anos. O projecto Nuremberga sobre prevenção da pobreza das famílias monoparentais constitui uma tentativa de congregar medidas de prevenção da pobreza. O programa “qualificação profissional para gruposalvo com necessidades especiais de desenvolvimento” centrase na formação de jovens mulheres. A proporção de mulheres em empregos na área das TIC deverá aumentar para 40%, mas a qualidade dos postos de trabalho deve ser controlada de acordo com as orientações da Estratégia Europeia de Emprego.

24.

Questões actuais e desafios futuros

Juntamente com os relatórios sobre a pobreza, o PAN constitui o fundamento de estratégias de reforço da integração social e do combate à pobreza na Alemanha. Contudo, há que tornar mais operacionais medidas concretas para atingir quatro objectivos fundamentais. Designadamente, no que respeita às políticas de educação e do mercado de trabalho e à integração dos imigrantes, novas iniciativas poderiam assegurar a coesão social. As assimetrias regionais existentes terão de ser corrigidas. A cobertura básica da segurança social contribui para a prevenção da pobreza, mas os problemas identificados no PAN relativamente às lacunas de cobertura terão de ser solucionados. Assegurar a coordenação eficaz entre os vários níveis de governo é um desafio que tem de ser abordado com maior acuidade. Há ainda que consolidar os progressos obtidos em termos da participação dos intervenientes interessados na formulação de políticas no contexto do PAN.

170

Document info
Document views700
Page views700
Page last viewedSun Dec 11 08:56:04 UTC 2016
Pages227
Paragraphs2435
Words105696

Comments