X hits on this document

Word document

LexUriServ.do?uri=COM:2003:0773:FIN:PT:DOC - page 93 / 227

581 views

0 shares

0 downloads

0 comments

93 / 227

Projecto de apoio financeiro e habitacional a famílias em dificuldade (Comunidade de Cigno, Valle Biferno, Itália)

O projecto visa apoiar famílias que, por diversas razões, estão em risco de exclusão social e têm dificuldade em gerir correctamente as relações entre pais e filhos. Concretamente, o projecto visa os seguintes objectivos prioritários:

- evitar a retirada dos filhos aos pais e restabelecer relações familiares normais

- melhorar e recuperar os recursos educativos das famílias

- melhorar as aptidões dos pais para gerir os assuntos domésticos e cuidar dos filhos

- criar uma rede de ligações entre a família e a envolvente externa

- promover a oferta de soluções reais para os problemas das famílias

- prevenir problemas psicossociais dos menores através do fomento do desenvolvimento harmonioso e completo das suas personalidades.

A consecução destes objectivos resulta da cooperação com diversos parceiros sociais para construir uma rede de solidariedade social em torno da família. As actividades de apoio à família incluem a resolução dos problemas relacionados com a assistência aos filhos durante os primeiros três meses de vida, as dificuldades de aprendizagem e os momentos mais críticos do quotidiano. Está também previsto apoio económico, consubstanciado num fundo ao qual as famílias podem ter acesso. Esta abordagem foi concebida como alternativa viável aos serviços de terapia familiar.

7. Principais abordagens políticas do objectivo 3 ‘Actuar em favor dos mais vulneráveis’

(a) Favorecer a integração social das mulheres e dos homens susceptíveis de se confrontarem com situações de pobreza persistente, devido, nomeadamente, à sua deficiência ou à sua pertença a um grupo social com dificuldades de inserção especiais, como as que afectam os imigrantes.

(b) Tender para a eliminação das situações de exclusão social que atingem as crianças, e dar-lhes todas as oportunidades de uma boa inserção social.

(c) Desenvolver acções globais a favor dos territórios confrontados com a exclusão.

Estes objectivos poderão ser postos em prática mediante a sua integração no conjunto dos outros objectivos e/ou mediante políticas e acções específicas.

93

Document info
Document views581
Page views581
Page last viewedMon Dec 05 13:56:55 UTC 2016
Pages227
Paragraphs2435
Words105696

Comments