X hits on this document

110 views

0 shares

0 downloads

0 comments

2 / 19

3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO Questão 01

BIOLOGIA

Com a conquista do ambiente terrestre, surgiram novos mecanismos de excreção nos vertebrados, diferentes daqueles até então presentes nos organismos marinhos. Sobre tal processo de excreção, foram feitas as cinco afirmações seguintes:

I-

II -

Nos mamíferos, a epiderme com poros representa um importante órgão acessório na excreção, já que, além dos rins, parte significativa da uréia é eliminada pelo suor. A uréia é um composto menos tóxico que a amônia, porém, sua síntese requer maior gasto

energético. A excreção de amônia pelos peixes e de uréia pelos mamíferos encontra-se diretamente relacionada aos ambientes em que vivem. III - A maior parte dos compostos nitrogenados que sai do corpo de um mamífero encontra-se sob a forma de urina. A outra parte encontra-se nas fezes, que constituem parte importante do mecanismo de excreção nesses animais. IV - A excreção de ácido úrico pelas aves é a mais econômica em termos da quantidade de água eliminada com as excretas. Isso explica porque, nesses animais, a alça de Henle dos rins é bem menos desenvolvida que nos mamíferos. V - O metabolismo dos carboidratos e lipídeos produz essencialmente CO2 e água. Assim, os sistemas de excreção desenvolveram-se nos animais como adaptação basicamente para a eliminação do metabolismo de proteínas e ácidos nucléicos.

Estão corretas apenas:

  • (A)

    I, II e III;

  • (B)

    II, III e IV;

  • (C)

    I, IV e V;

  • (D)

    I, III e V;

  • (E)

    II, IV e V.

Questão 02

Algumas características dos organismos das aves e dos mamíferos que conferem a capacidade de controle da temperatura corporal são:

(A) (B)

pulmão alveolar em ambos os grupos, penas nas aves e diafragma muscular nos mamíferos.

completa oxigenação dos tecidos nos dois grupos, ossos pneumáticos nas aves e pêlos nos mamíferos.

(C)

camada de gordura subcutânea em ambos os grupos, glândula uropigiana nas aves e glândulas mamárias nos mamíferos.

(D)

alta taxa metabólica em ambos os grupos, controle do eriçamento das penas nas aves e glândulas sudoríparas nos mamíferos.

(E)

vasos sanguíneos periféricos em ambos os grupos, excreção de ácido úrico nas aves e dieta altamente calórica nos mamíferos

.

Questão 03

(PUC-RIO) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Dentre as transformações que ocorreram nos anfíbios na sua passagem para a vida terrestre, não podemos citar:

  • (A)

    modificações do corpo para andar em terra firme, mantendo-se a capacidade de nadar;

  • (B)

    a capacidade de pôr ovos com casca;

  • (C)

    desenvolvimento de pernas no lugar de nadadeiras;

  • (D)

    modificação da pele para exposição ao ar;

  • (E)

    substituição de brânquias por pulmões.

Document info
Document views110
Page views123
Page last viewedThu Dec 08 04:39:29 UTC 2016
Pages19
Paragraphs729
Words5054

Comments