X hits on this document

PDF document

Qualidade de vida, terceira idade e atividades físicas - page 1 / 12

109 views

0 shares

2 downloads

0 comments

1 / 12

Motriz, Rio Claro, v.12 n.3 p.217-228, set./dez. 2006

Qualidade de vida, terceira idade e atividades físicas

Miriam Pascoal Daniela Sarmento Albertão dos Santos Verônica Van den Broek

Curso de Educação Física da Pontifícia Universidade Católica de Campinas SP

Resumo: Este artigo apresenta o resultado de uma investigação sobre a representação dos indivíduos da Terceira Idade a respeito de qualidade de vida e a prática de atividades físicas. Partiu-se do conceito de qualidade de vida como tudo aquilo que diz respeito ao bem estar do indivíduo. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e utilizou questionários como instrumento de coleta de dados. A amostra foi constituída por homens e mulheres, pertencentes a dois universos diferentes, totalizando 52 indivíduos. Foram investigados quais aspectos (físicos, afetivos, sociais, culturais e psicológicos) se encontram presentes no conceito de qualidade de vida na visão dos indivíduos da Terceira Idade, bem como a sua relação com as atividades físicas. As preferências dos praticantes de atividades físicas e os motivos da prática também foram objetos de pesquisa.

Palavras-chave: Qualidade de vida. Saúde. Atividade Física. Terceira Idade. Quality of life, senior citizens and physical activities

Abstract: This article presents the result of an investigation on the representation of senior individuals regarding quality of life and the practice of physical activities. We have started from the concept of quality of life as all that related to the welfare of the individual. The research has a qualitative boarding and used questionnaires as instrument of data collection. The sample was constituted by men and women, pertaining the two different universes, totalizing 52 individuals. We have investigated which aspects (physical, affective, social, cultural and psychological) are considered in the concept of quality of life in the opinion of senior individuals, as well as their relation with the physical activities. The preferences of the practitioners of physical activities and the reasons for such practice were also researched.

Key Words: Quality of Life. Health. Physical Activity. Senior Citizens.

Introdução

  • O

    envelhecimento da população é um fenômeno global, o

que faz com que as questões relativas à Terceira Idade venham tendo grande importância nos últimos tempos. Embora o envelhecimento seja uma aspiração das sociedades, não há grande vantagem em viver mais se, paralelamente, não forem desenvolvidos estudos visando uma melhor qualidade de vida daqueles que estão envelhecendo.

Isso não ocorre no Brasil onde ainda são incipientes os estudos específicos sobre essa questão. Além do mais, as políticas públicas (assistenciais, previdenciárias e da ciência e da tecnologia) não têm atribuído prioridade à Terceira Idade, pondo em risco a manutenção da autonomia e da independência do idoso.

A partir de estudos sobre a questão, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de campo que teve o objetivo de conhecer e analisar a representação dos

indivíduos da Terceira Idade sobre qualidade de vida e investigar qual é o papel das atividades físicas para tais indivíduos, bem como as mais procuradas e/ou preferidas.

A terceira idade

Não há um consenso sobre a idade cronológica em que se inicia a chamada Terceira Idade. Segundo Duarte (1999), do ponto de vista cronológico, chama-se de Terceira Idade a faixa etária em torno dos 65 anos, aproximadamente; ancianidade, dos 70 aos 75 anos e última senectude, ao redor dos 80 anos.

A classificação gerontológica, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta como idade madura, a faixa dos 31 a 45 anos; idade de mudança ou envelhecimento, dos 46 a 60 anos; idade do homem mais velho, de 61 a 75 anos; idade do homem velho, dos 76 aos 90 anos e idade do homem muito velho, mais de 90 anos (CAMPOS, 2000).

Document info
Document views109
Page views161
Page last viewedSun Dec 04 02:06:20 UTC 2016
Pages12
Paragraphs388
Words7613

Comments