X hits on this document

PDF document

Qualidade de vida, terceira idade e atividades físicas - page 6 / 12

113 views

0 shares

2 downloads

0 comments

6 / 12

M. Pascoal, D. S. A. Santos & V. V. Broek

Grupo 1- Holambra

a facilidade de se locomoverem de bicicleta por terem

Caracterização do grupo pesquisado

ciclovias asfaltadas e com destaca por uma sociedade

segurança.

Essa população se

de

classe

média

alta,

que

tem

a

Em 1948 foi fundada a Cooperativa Agropecuária de Holambra, na Fazenda Ribeirão, situada entre os Municípios de Jaguariúna, Santo Antonio de Posse, Artur Nogueira e Cosmópolis situados no Interior Paulista.

Após a 2º Guerra Mundial, a imigração holandesa ao Brasil foi possível, pois o nosso país foi um dos poucos países a aceitar a imigração coletiva, quando então se abriram as portas para a entrada de grupos holandeses no país.

Usando a experiência trazida da Holanda, deu-se inicio à atividade rural. Os 5000 hectares da fazenda foram divididos em lotes e distribuídos aos cooperados, mediante ao compromisso de se desenvolver qualquer atividade produtiva. Com a não adaptação do gado holandês, subjugado pelo clima e pelas doenças tropicais, optou-se pela lavoura diversificada e pela criação de porcos e galinhas já aclimatizados. A estrutura agrícola hoje é forte, especialmente no segmento de floricultura, a base econômica da cidade.

Não apenas a experiência profissional foi trazida da Holanda, mas os hábitos também vieram junto com os holandeses e descendentes e um deles é o andar de bicicleta. A Holanda é o país das bicicletas. Por ser um país plano, sem subidas e morros, a bicicleta é um meio de transporte muito usado nesse pais. Há em torno de 8 mil bicicletas no

estacionamento Amsterdam.

de

bicicletas

da

estação

central

de

Um forte sentimento comunitário se fez presente na luta pela autonomia política quando em plebiscito realizado em 1991, 98% da população votou a favor da emancipação da cidade. Tendo conquistado sua condição de município, Holambra empossava em Janeiro de 1993, seus primeiros representantes dos poderes executivos e legislativos na Prefeitura.

Para merecer tal reconhecimento, os esforços estão voltados para garantir a qualidade de vida da população e gerar infra-estrutura necessária para receber o turista.

A representação que o idoso tem na sociedade holandesa é diferente da sociedade brasileira. Os avós, quando ficam velhos, se forem brasileiros continuam morando com suas famílias, mas o costume holandês é diferente; quando os avós ficam mais velhos, vão morar em um lugar chamado Centro Social Holandês, que pode ser comparado a um lugar de repouso. É um lugar tranqüilo, com uma natureza ampla, cada idoso ou casal de idoso possui sua própria casa com um pequeno jardim, voltado apenas para holandeses. Lá eles têm

222

ajuda de uma possuem acesso atividades.

aposentadoria do governo holandês. Eles a encontros semanais com diversos eventos e

  • O

    município de Holambra tem características especiais e

pode ser diferenciado de outros pelo alto índice de alfabetização e por possuir quase metade da população na área rural, com boa qualidade de vida.

Resultados e Discussão No grupo pesquisado havia dezoito homens e mulheres na

faixa etária de 65 a 80 anos ou mais, sendo dois na faixa dos 65 a 70 anos; três na faixa dos 71 a 74 anos; oito na faixa dos 75 a 80 anos e cinco acima de 80 anos. Do total, 94% praticam atividade física regularmente, o que se considera extremamente salutar, conforme os benefícios apontados pelos autores já mencionados neste trabalho.

Sete indivíduos praticam atividade física mais de três vezes por semana (38,88%); cinco indivíduos relataram praticar três vezes por semana (27,77%); quatro relataram que praticam duas vezes por semana (22,22%); dois indivíduos praticam apenas uma vez por semana (11,11%). Observa-se que o grupo pesquisado tem uma característica não muito comum, quando o comparamos com outros grupos da mesma faixa etária, uma vez que a prática das atividades físicas ocorre entre três ou mais vezes por semana. Tal fato pode estar ligado à característica cultural dos respondentes descendentes holandeses, aos hábitos trazidos do país de origem e ao fato de morarem em região de cultivo de flores, intimamente ligada à natureza. Se considerarmos como prática regular de atividade física, duas vezes por semana ou mais, podemos entender que 88,89% dos indivíduos desse grupo praticam atividades físicas regularmente.

Nove indivíduos praticam atividade física com a duração de uma hora (50%); sete praticam por 30 minutos (38,88%) e dois praticam por duas horas (11,11%).

A totalidade dos indivíduos gosta de praticar atividades físicas (100%) e 61,11% o fazem com uma ou duas horas de duração, fato que demonstra que já incorporaram essa prática em sua rotina.

A caminhada é a atividade física que possui maior número de adeptos, tendo sido mencionada por doze indivíduos, o que corresponde a 66,66%. A ginástica e o ciclismo receberam cinco menções cada um ou 27,77%. Outras atividades citadas: hidroginástica, com quatro menções (22,22%); natação, quatro menções (22,22%); ioga, três (16,66%); dança, duas

Motriz, Rio Claro, v.12, n.3, p.217-228, set./dez. 2006

Document info
Document views113
Page views165
Page last viewedWed Dec 07 13:23:00 UTC 2016
Pages12
Paragraphs388
Words7613

Comments