X hits on this document

PDF document

Qualidade de vida, terceira idade e atividades físicas - page 7 / 12

104 views

0 shares

2 downloads

0 comments

7 / 12

Qualidade de vida, terceira idade e atividades físicas

(11,11%); cavalgada, uma (5,55%); alongamento, uma (5,55%); tênis, uma (5,55%); golf, uma (5,55%). Aqui também fica visível a existência de práticas não muito comuns nesta faixa etária, na sociedade brasileira como o ciclismo e o golf. Convém ressaltar que, nesta questão, um mesmo indivíduo deu várias respostas, motivo pelo qual não totaliza 100%.

Interessante observar que o motivo da prática apontado por 53% dos respondentes foi “satisfação pessoal”, contra 25% por “prescrição médica”, fato que divergiu de nossa hipótese inicial, demonstrando, novamente, a especificidade desse grupo pesquisado. O motivo “fazer amigos” obteve 14% de menções e apenas 4% relataram como motivo a busca pela “saúde”.

Dos dezoito respondentes, doze (66,66%) apontam que a sua vida mudou após a prática; dois (11,11%) apontam que mudou muito; dois (11,11¨) apontam que a vida mudou pouco e apenas um (5,56%) aponta que não mudou nada. Uma pessoa não respondeu (5,56%).

Uma das questões pedia que o indivíduo apontasse qual ou quais as atividades físicas mais adequadas à terceira idade. A caminhada foi a atividade física que recebeu maior número de menções (oito ou 44,45%), seguida pela hidroginástica (seis ou 33,33%). O alongamento obteve duas menções (11,11%). Duas pessoas não responderam (11,11%)

No que se refere à percepção dos respondentes a respeito de qualidade de vida, obteve-se as seguintes respostas:

O que é boa qualidade de vida? _____________________________________________________________________

Saúde Descanso Ter amigos Alegria de viver Ter família Apreciar a natureza Morar em Holambra Pensar na própria vida Ter momentos positivos Ter lazer Praticar Atividade física Ter boa condição financeira

13 1 5 2 4 2 2 2 1 1 1 1

Ter fé em Deus

1

_____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

Os dados mostram que a resposta “saúde” foi a que obteve maior número de menções. Observa-se também que há uma tendência de valorizar os amigos e a família no grupo pesquisado. As outras respostas foram variadas envolvendo questões ligadas ao lazer, à fé, à natureza e outros.

Este dado confirma a pesquisa de Pascoal e Donato (2005), envolvendo alunos universitários de diferentes cursos, em que qualidade de vida foi identificada com a saúde, para a maioria dos respondentes. Na mesma pesquisa, os autores categorizaram a representação de qualidade de vida em alguns aspectos: físico, afetivo, social, cultural e psicológico. No caso da presente pesquisa, identificamos respostas ligadas a todos os aspectos, evidenciando que não há, para esses

respondentes, preponderância de nenhum aspecto sobre o outro.

Interessante observar que o grupo pesquisado valoriza o convívio com o outro, os momentos de reflexão, a família, entendendo a existência de tais fatores como boa qualidade de vida.

Na determinação do conceito de qualidade de vida foram obtidas trinta e seis respostas variadas, dadas por dezoito indivíduos participantes da pesquisa. Convém lembrar que um mesmo indivíduo deu uma, duas ou mais respostas.

No que diz respeito à determinação do conceito de Qualidade de Vida, vinte e uma respostas tiveram caráter

Motriz, Rio Claro, v.12, n.3, p.217-228, set./dez. 2006

223

Document info
Document views104
Page views156
Page last viewedSat Nov 26 23:35:51 UTC 2016
Pages12
Paragraphs388
Words7613

Comments