X hits on this document

PDF document

Qualidade de vida, terceira idade e atividades físicas - page 9 / 12

117 views

0 shares

2 downloads

0 comments

9 / 12

Qualidade de vida, terceira idade e atividades físicas

______________________________________________________________________

O que é boa qualidade de vida? ______________________________________________________________________

Estar com saúde; estar bem nos aspectos físico, mental; emocional

17

Alimentar-se bem Bom relacionamento pessoal, amizades Praticar atividade física, exercícios físicos, esportes Ter disposição; ânimo; estar em atividade Acesso à saúde, lazer, diversão, moradia e boa aposentadoria Viver bem; viver mais

15 11 10 7 7 5

Ter bom humor; alegria; não se preocupar; estar de bem com a vida

4

Ter paz e segurança Dormir bem, dormir regularmente Acordar cedo Ouvir e se expressar bem Família boa Ser aceito pelos mais jovens

2 2 1 1 1 1

Branco 1 ______________________________________________________________________

Os dados mostram que estar com saúde, em seus diferentes aspectos (físico, mental, emocional) é bastante significativo para os respondentes, tendo recebido o maior número de menções (dezessete). Outra resposta, bastante associada à anterior, foi “alimentar-se bem”, (quinze menções) o que, de certa forma, redunda em saúde. A questão do relacionamento pessoal, ter amigos, também recebeu menções em número significativo (onze), o que mostra a resistência ao isolamento social do idoso, mencionada na primeira parte deste trabalho. Observa-se também que há uma tendência de se relacionar qualidade de vida à prática de atividades físicas e/ou exercícios e esportes, tendo este item, recebido um número considerável de menções (dez). Nota-se que a maioria dos respondentes entende atividade física e exercício como similares. Estar sempre em atividade, ter ânimo, disposição de fazer coisas também foi uma resposta que obteve um número razoável de menções (sete).

A longevidade, entendida pelos respondentes como boa qualidade de vida, obteve cinco menções. Não se trata, obviamente, da longevidade por si mesma, mas sim de um conjunto de necessidades da terceira idade e dos idosos, que envolvem o estar bem em todos os aspectos e, a partir disso, obter a longevidade. Pode-se inferir isso pelo fato de o mesmo respondente ter apontado mais de um item característico da boa qualidade de vida, segundo sua percepção.

Os benefícios de uma vida alegre, bem humorada, estar de bem com a vida, sem preocupações, foram citados por quatro respondentes.

Questões que envolvem a necessidade de definição de uma política para o idoso, como o acesso à saúde, lazer, diversão, moradia e boa aposentadoria, foram mencionadas por sete indivíduos, mostrando que os idosos têm conhecimento de que tais políticas não atendem às suas necessidades.

Na pesquisa também foi possível compreender a importância do contexto social em que os idosos vivem. Assim, a necessidade de paz, segurança, mencionada por dois respondentes, é compreensível, levando-se em consideração o contexto violento da cidade de Campinas e a situação sócio- econômica do país.

Outras menções, em menor número apareceram nas respostas: dormir bem, dormir regularmente (dois), acordar cedo (um), ouvir e se expressar bem (um), família boa (um), ser aceito pelos mais jovens (um). Uma pessoa não respondeu.

Na determinação do conceito de qualidade de vida obtivemos oitenta e cinco respostas variadas, dadas por trinta e quatro indivíduos participantes da pesquisa. Convém lembrar que um mesmo indivíduo deu uma, duas ou mais respostas.

Em relação a um dos objetivos deste trabalho, que diz respeito à determinação do conceito de Qualidade de Vida, concluímos que o caráter subjetivo das respostas apareceu em dezenove citações, totalizando 22,36%; já o caráter objetivo apresentou sessenta e cinco citações, totalizando 76,47%. Uma pessoa não respondeu (1,17%).

Motriz, Rio Claro, v.12, n.3, p.217-228, set./dez. 2006

225

Document info
Document views117
Page views169
Page last viewedSat Dec 10 05:32:08 UTC 2016
Pages12
Paragraphs388
Words7613

Comments