X hits on this document

47 views

0 shares

0 downloads

0 comments

7 / 14

18 - O relatório "DASD ACTIVITY REPORT" (no ambiente IBM OS/390) mostra informações a respeito das operações de I/O nos subsistemas de discos magnéticos da instalação. O fragmento de "DASD ACTIVITY REPORT ABAIXO", mostra a situação de três volumes de disco:

STOR01-Volume destinado à alocação de arquivos temporários de work

DB0001 -Volume contendo arquivos de banco de dados com registros de alta blocagem

LNK001-Volume contendo biblioteca de programas autorizados que não está na LINKLIST  

DEVICE

AVG

AVG

AVG

AVG

AVG

%

AVG

DEV

DEVICE

VOLUME

ACTIVITY

RESP

IOSQ

PEND

DISC

CONN

DEV

NUMBER

NUM

TYPE

SERIAL

RATE

TIME

TIME

TIME

TIME

TIME

UTIL.

ALLOC

0180

33903

STOR01

198.5

30

25

0.1

3.5

1.4

100

300

0181

33903

DB0001

65.7

8

0

0.1

3.5

4.5

50

1

0182

33903

LNK001

45.0

20

0

0.1

9.9

10.0

90

120

A gerência de informática definiu que é aceitável um tempo de resposta de I/O (coluna AVG RESP TIME) de até 6 milisegundos. Sobre as informações apresentadas, considere as afirmativas abaixo:

I.Os volumes "STOR01 E LNK001"  têm muitos arquivos alocados "coluna AGV NUMBER ALLOC", razão pela qual o tempo de resposta de I/O está acima do aceitável.

II.O tempo de resposta de I/O do volume DB0001 está acima do aceitável, entretanto a única maneira de diminuir o tempo de resposta é diminuir o tamanho do registro físico, diminuindo assim o "AVG DISC TIME".

III.O tempo de resposta de I/O do volume DB0001 está acima do aceitável, entretanto a única maneira de diminuir o tempo de resposta é diminuir o tamanho do registro físico, diminuindo assim o "AVG CONN TIME".

IV.O volume "STOR01"  tem 2 ou mais arquivos com muitas operações I/O, razão pela qual o "AVG IOSQ TIME" está alto. Portanto será necessário mover boa parte dos arquivos de alta utilização para outros volumes, baixando assim o "AVG IOSQ TIME" desse volume.

V.O volume "LNK001"  tem 2 ou mais arquivos com muitas operações I/O, razão pela qual o "AVG DISC TIME" está alto. Portanto será necessário mover boa parte dos arquivos de alta utilização para outros volumes, baixando assim o "AVG DISC TIME" desse volume.

VI.É necessário colocar a biblioteca de programas do volume LNK001 na LINKLIST para que o tempo de pesquisa do diretório, na carga de programas, seja eliminado, melhorando assim o tempo de resposta das operações de I/O no volume.

Assinale a alternativa correta.

a)Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

b)Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.

*c)Somente as afirmativas III, IV e VI são verdadeiras.

d)Somente as afirmativas I, IV e VI são verdadeiras.

e)Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.

19 -Uma empresa tem um computador IBM com 4 processadores e 1GB de Memória Central (ambiente IBM OS/390). Para economizar no pagamento de aluguel de software, um dos processadores está desativado, estando portanto o sistema a trabalhar apenas com 75% da sua capacidade máxima. As ferramentas que medem e reportam a utilização de recursos do Sistema da instalação, indicam que:

A utilização de CPU, nas horas de pico, está próxima a 85%.

Os aplicativos mais importantes da instalação estão com tempo de resposta abaixo dos valores máximos estabelecidos pela empresa.

A paginação do sistema está baixa (praticamente zero).

O UIC (unreferenced interval counter - tempo que uma página fica na memória real sem ser referenciada) está o mais alto possível: 255.

A empresa tem um crescimento vegetativo na necessidade de processamento (CPU) de 1% ao mês (12% ao ano). Um novo aplicativo deve entrar em processamento dentro de 15 dias. Os testes desse aplicativo levam a uma expectativa de aumento de 5% na utilização de CPU. Dentro de 1 mês, a empresa deverá colocar um outro aplicativo cuja expectativa de uso de CPU é de 8%.

Com base nas informações acima, considere as seguintes afirmativas:

I.A empresa deve comprar mais memória, aumentando assim a memória central para 2 GB, pois o UIC está muito alto.

II.Dentro de 2 meses a empresa terá sua capacidade de processadores ativados esgotada - utilização de CPU em 100%.

III.Será necessário ativar imediatamente o quarto processador, pois para que o tempo de resposta seja bom a utilização da CPU tem que estar obrigatoriamente abaixo de 85%.

IV.A partir do terceiro mês, será absolutamente necessário trocar o equipamento por outro com maior capacidade de processamento.

V.A partir do terceiro mês pode ser que ocorram tempos de espera por CPU. Caso essa espera afete o tempo de resposta dos aplicativos mais importantes será necessário ativar o quarto processador.

VI.Se o quarto processador for ativado, e nenhum outro aplicativo, além dos dois acima citados, entrar em execução, a empresa não precisará aumentar a capacidade de processamento nos  próximos 2 anos.

Assinale a alternativa correta.

a)Somente as afirmativas I, III e VI são verdadeiras.

b)Somente as afirmativas II, III e VI são verdadeiras.

c)Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.

*d)Somente as afirmativas II, V e VI são verdadeiras.

e)Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.

Document info
Document views47
Page views47
Page last viewedSun Dec 04 21:53:17 UTC 2016
Pages14
Paragraphs687
Words7166

Comments