X hits on this document

Word document

o começo da tarde do dia 10 de maio de 1996, Jon Krakauer alcançou o cume do Everest, ... - page 105 / 128

473 views

0 shares

1 downloads

0 comments

105 / 128

"O problema, companheiro, é que os rapazes que subiram hoje encontraram ventos fortes e tiveram que descer", Cotter respondeu, tentando comunicar, tão delicadamente quanto possível, que a tentati­va de resgate fora abandonada, "de modo que estamos achando que sua melhor chance é descer mais um pouco."

"Eu consigo me agüentar por aqui mais uma noite, se você me mandar uns dois rapazes com um pouco de chá, logo de manhã, não mais que nove e meia ou dez horas", Rob respondeu.

"Você é um homem durão, cara", disse Cotter, com voz meio embargada. "Nós vamos mandar alguns rapazes para você amanhã de manhã."

Às 18h20, Cotter chamou Hall pelo rádio para lhe dizer que Jan Arnold estava ao telefone, chamando via satélite de Christchurch, e esperando para ser conectada. "Me dê um minuto", Rob disse. "Minha boca está seca. Quero comer um pouco de neve antes de falar com ela." Instantes depois ele voltou, com uma voz lenta e horrível, de tão distor­cida: "Oi, minha querida. Espero que você esteja bem quentinha na cama. Como é que você está?".

"Você nem imagina o quanto estou pensando em você!", Jan Arnold respondeu. "Você está com uma voz tão melhor do que eu espe­rava. [...] Está bem aquecido, meu querido?"

"Considerando-se a altitude e o lugar, estou mais ou menos con­fortável", Hall respondeu, fazendo o possível para não alarmá-la.

"Como estão os pés?"

"Não tirei as botas para checar, mas acho que devem ter congela­do um pouco. [...]"

"Não vejo a hora de poder cuidar de você quando voltar para casa", disse Jan Arnold. "Eu sei que você vai ser resgatado. Não se sin­ta sozinho. Estou mandando toda minha energia positiva pra você!"

Antes de desconectar a ligação, Hall disse à mulher: "Eu te amo. Durma bem, minha querida. E, por favor, não se preocupe demais".

Essas seriam as últimas palavras que alguém ouviria Hall pronun­ciar. Tentativas de restabelecer o contacto por rádio, mais tarde, naque­la mesma noite e no dia seguinte, ficaram sem resposta. Doze dias depois, quando Breashears e Viesturs passaram pelo cume sul, a cami­nho do topo, encontraram o corpo de Hall deitado sobre o lado direito, numa depressão rasa de gelo, a parte de cima enterrada sob um monte de neve.

18

Crista nordeste

10 de maio de 1996

8700 m

O Everest corporificava todas as forças físicas da natureza. Con­tra elas, era preciso contrapor o espírito do homem. Ele já podia ver o júbilo no rosto de seus camaradas, se conseguisse. Podia imaginar o frêmito que seu sucesso causaria entre os companhei­ros de alpinismo; o crédito que traria à Inglaterra; o interesse mundial; o renome que obteria; a satisfação duradoura de que sua vida valera a pena. [...] Talvez não tenha jamais formulado essas coisas de forma concreta, porém em sua mente devia estar presente a idéia de "tudo ou nada". Das duas alternativas, recuar uma terceira vez ou morrer, a última era provavelmente a mais fácil para Mallory. A agonia da primeira seria mais do que ele, como homem, alpinista e artista, poderia suportar.

sir Francis Younghusband

The epic of mount Everest, 1926

Às 16h00 do dia 10 de maio, mais ou menos na mesma hora em que Doug Hansen chegou já bem debilitado ao cume, apoiado no ombro de Rob Hall, três alpinistas da província de Ladakh, no norte da Índia, mandaram um recado por rádio para o líder de sua expedição dizendo que, eles também, estavam no topo do Everest. Integrantes de uma equipe de trinta e nove pessoas, organizada pela polícia da frontei­ra indo-tibetana, Tsewang Smanla, Tsewang Paljor e Dorje Morup haviam subido pela

Document info
Document views473
Page views601
Page last viewedSun Dec 04 01:05:15 UTC 2016
Pages128
Paragraphs1519
Words87495

Comments