X hits on this document

Word document

o começo da tarde do dia 10 de maio de 1996, Jon Krakauer alcançou o cume do Everest, ... - page 110 / 128

466 views

0 shares

1 downloads

0 comments

110 / 128

Apesar do segundo golpe, após uns momentos o sherpa arfou com força e começou a respirar de novo. Beidleman conseguiu baixá-lo até o sopé do flanco do Lhotse, onde havia uma dúzia de companheiros sherpas esperando para carregá-lo de volta ao acampamento 2. Naque­le momento, diz Beidleman: "Klev e eu apenas olhamos um para o ou­tro, sem poder acreditar. Era como se estivéssemos perguntando: 'O que está acontecendo por aqui? O que foi que nós fizemos para deixar esta montanha tão brava?'".

Durante todo o mês de abril e ainda no começo de maio Rob mani­festara diversas vezes sua preocupação de que uma ou mais, entre as equipes menos competentes, pudessem se meter num sério enrosco, o que obrigaria nosso grupo a ir em seu auxílio, arruinando com isso nos­so ataque ao topo. Agora, por ironia do destino, era a expedição de Hall que estava em sérios apuros, mas havia outras equipes em condições de ir em nosso auxílio. Sem rancor, três delas - a expedição da Alpine Ascents International, de Todd Burleson, a expedição da imax de David Breashears, e a expedição de Mal Duff - adiaram seus planos de ata­car o cume para poder auxiliar os alpinistas atingidos.

No dia anterior - sexta-feira, 10 de maio - enquanto nós, das equipes de Hall e de Fischer, estávamos subindo do acampamento 4 rumo ao topo, a expedição da Alpine Ascents International, encabeça­da por Burleson e Pete Athans, estava chegando ao acampamento 3. No sábado de manhã, assim que ficaram sabendo da tragédia que se desen­rolava acima, Burleson e Athans deixaram seus clientes a 7315 metros, sob os cuidados de um terceiro guia, Jim Williams, e subiram às pres­sas até o colo sul para ajudar.

Breashears, Ed Viesturs e o restante da equipe da imax ainda esta­vam no acampamento 2, nesse momento; Breashears imediatamente suspendeu as filmagens a fim de concentrar todos os recursos de sua expedição no trabalho de resgate. Primeiro, mandou-me uma mensa­gem de que havia algumas pilhas de reserva guardadas em uma das bar­racas da imax no colo sul; no meio da tarde eu já encontrara as pilhas, o que permitiu à equipe de Hall restabelecer contato por rádio com os acampamentos inferiores. Depois Breashears ofereceu o suprimento de oxigênio de sua expedição - cinqüenta cilindros que haviam sido carregados com grande dificuldade até os 7925 metros - para os alpi­nistas doentes e para a futura equipe de resgate no colo sul. Ainda que isso ameaçasse colocar seu filme de 5,5 milhões de dólares em perigo, ele pôs o oxigênio à nossa disposição sem hesitar.

Athans e Burleson chegaram ao acampamento 4 no meio da ma­nhã, e logo começaram a distribuir garrafas de oxigênio da imax para quem estava precisando. Depois esperaram para ver o resultado da ten­tativa dos. sherpas de resgatar Hall, Fischer e Gau. Às 16h45, Burleson estava parado do lado de fora das barracas quando reparou que alguém vinha andando lentamente na direção do acampamento, com um passo muito peculiar, de joelhos duros. "Ei, Pete", ele gritou para Athans. "Venha ver isto. Tem alguém vindo para o acampamento." A mão direi­ta sem luva, nua naquele vento gélido, estava estendida numa espécie de saudação estranha, congelada. Fosse quem fosse, fez Athans pensar numa múmia num filme B de horror. À medida que a múmia avançava acampamento adentro, Burleson percebeu que era ninguém mais nem menos que Beck Weathers, ressurgido dos mortos.

Na noite anterior, encolhido ao lado de Groom, Beidleman, Nam­ba e dos outros integrantes do grupo, Weathers foi se sentindo "cada vez mais frio. Eu tinha perdido a luva direita. Minhas mãos estavam conge­lando. Senti que estava cada vez mais entorpecido, depois ficou muito difícil de me concentrar e por fim acabei escorregando no nada".

Durante o resto da noite e boa parte do dia seguinte, Beck ficou deitado no gelo, exposto ao vento impiedoso, cataléptico, meio morto. Não se lembra de Boukreev aparecendo para levar Pittman, Fox e Mad­sen. Tampouco se lembra de Hutchison tê-lo encontrado pela manhã e retirado o gelo de seu rosto. Permaneceu em estado comatoso por mais de doze horas. Então, no final da tarde de sábado, por alguma razão, entrou uma luz no cerne do cérebro inanimado de Beck e ele recobrou a consciência.

"De início achei que estivesse sonhando", Weathers relembra. "Quando acordei, achei que estivesse deitado na cama. Não estava sen­tindo frio, nenhum desconforto. Eu meio que rolei de lado, abri os olhos, e lá estava minha mão direita bem na frente dos olhos. Depois vi o estado de congelamento em que estava e isso me ajudou a voltar à rea­lidade. Finalmente consegui ficar desperto o suficiente para reconhe­cer que estava no meio da merda e que a cavalaria não ia chegar, de modo que era melhor eu

Document info
Document views466
Page views594
Page last viewedSat Dec 03 15:23:24 UTC 2016
Pages128
Paragraphs1519
Words87495

Comments