X hits on this document

204 views

0 shares

0 downloads

0 comments

74 / 80

“Cardume associado”. Nova modalidade de pesca.

71

a importância de se deixar vivas as fêmeas maiores devido a sua grande capacidade de produção de ovos em número e viabilidade (maior quantidade de vitelo).

Mas, se por um lado essa pesca pode impactar a população de atuns, ela reduz significativamente a captura incidental de outras espécies. Nenhuma tartaruga, raia ou tubarão foi capturado. A captura de aves não resultou em morte de nenhuma delas, sendo todas liberadas com ótimas chances de sobrevivência. Já o espinhel tem impacto prejudicial sobre essas espécies, sendo que nenhuma das aves capturadas sobreviveu e houve captura de espécies de baixo ou nenhum interesse comercial para esta frota (Kellian, 2003; Olmos & Neves, 2004; Pinedo & Polacheck, 2004).

mestre, este é o local mais provável de se localizar

os cardumes.

As

condições

anteriores

pareceram

não

influenciar a pesca com “cardume associado”, pois os atuns permaneceram junto ao barco, mesmo com

grandes

variações

na

profundidade

local,

temperaturas superficiais e condições de mar. Esse fato confirma os trabalhos de Fréon & Misund (1999), que sugerem uma fidelidade ao FAD.

A pesca com “cardume associado” foi acompanhada entre março e dezembro de 2006, período em que o cardume permaneceu junto aos barcos. Ela se interrompeu quando um dos barcos envolvidos teve de abandonar o cardume, devido a problemas de saúde de um tripulante. Como o nível de captura se manteve durante todo o período, pode- se afirmar que esta pescaria é eficiente tanto na temporada de atuns (maio a outubro) como também fora da melhor época de pesca. Fréon & Misund (1999) afirmam que, em média, o período de associação de atuns a FADs é de aproximadamente 18 dias (um atum identificável foi acompanhado por oito dias – vídeo 2), no entanto, ele permanece revisitando o local por muitos meses, sugerindo uma fidelidade ao FAD. Este comportamento pode contribuir na manutenção de longos períodos de pesca com bons níveis de captura.

A prática de pesca de atuns mediante o uso de atratores (naturais ou artificiais) é muito difundida no oceano Índico onde pode representar até 90% da captura (Fréon & Misund, 1999). Ainda na pesca de atuns sub-equatoriais no Atlântico leste, onde os atratores naturais e artificiais são pouco eficientes, os pescadores usam embarcações de pequeno porte para atuar como atratores (Fréon & Misund, 1999).

Condições ambientais

As condições ambientais foram semelhantes em ambos os cruzeiros, encontrando situações variadas de estado do mar e vento, com pouca variação da temperatura superficial do mar e com grande variação na profundidade local (Fig. 6).

Figura 6. Variáveis abióticas: a) condições de mar (escala Beaufort); b) temperatura da superfície (graus Celsius) e; c) profundidade local do mar (metros).

Entrevistas com os tripulantes

As entrevistas realizadas a bordo do segundo cruzeiro, permitiram que os tripulantes do Ana Amaral I (N: 13) pudessem expressar suas opiniões a respeito desta nova modalidade de pesca, e compará-

la com a pesca de espinhel.

A

maioria

dos

entrevistados

(82%)

demonstrou preferência em trabalhar com a pesca de “cardume associado”, que apresenta vantagens, como maior convívio com a família, pois essa modalidade permite que eles fiquem mais tempo desembarcados. Por outro lado, esse maior tempo em terra foi apontado por alguns tripulantes como uma desvantagem, pois quando embarcados, não tem como gastar dinheiro.

As posições dos lances de pesca de espinhel variaram conforme a dinâmica da frente térmica originadas no lado ocidental da Convergência Sub- Tropical, buscando combinar a quebra da plataforma continental com as frentes térmicas. Segundo o

Outra vantagem apontada é a segurança financeira proporcionada por essa modalidade, uma vez que a pescaria é certa, pois o peixe não precisa ser encontrado e a chance da pescaria ser fraca é mais remota.

Pan-American Journal of Aquatic Sciences (2007), 2 (1): 66-74

Document info
Document views204
Page views204
Page last viewedSun Dec 04 10:43:05 UTC 2016
Pages80
Paragraphs4377
Words44828

Comments