X hits on this document

709 views

0 shares

0 downloads

0 comments

130 / 184

CONSIDERAÇÕES SOBRE A PEREGRINATIO AETHERIAE

Temos aí mais um elemento para esclarecer a aparente contradição dos comentários quanto ao caráter vulgar da Peregrinatio em face da “crosta literaria demasiado densa” que alguns observam na autora.

Nos limites de uma tentativa de caracterização do latim eteriano, vamos fazer umas observações gerais.

1. A Peregrinatio documenta excelentemente a chamada ordem direta. As transcrições que fizemos comprovam sem dificuldade essa característica da sintaxe vulgar, já devidamente comentada pelos tratadistas. É importante o que diz Maurer, tendo em vista sua posição incisiva a que já nos referimos:

Um documento latino notável pela colocação caracteristicamente românica é a Peregrinatio ad loca Sancta. Embora apresente muitos elementos denunciadores de influência literária, a disposição extremamente simples e tantas vezes direta é, sem dúvida, da linguagem falada do tempo, o que se confirma pela sua concordância com a ordem românica (Maurer, 1959, p. 198).

2. A sintaxe dos casos já foi, entre nós, estudada por Bechara.

Gostaríamos aqui de insistir no emprego das preposições. Com as devidas ressalvas quanto à identificação de certos casos, a Peregrinatio apresenta, em confronto com o emprego tradicional das gramáticas, o seguinte quadro:

Document info
Document views709
Page views709
Page last viewedSat Jan 21 00:58:23 UTC 2017
Pages184
Paragraphs1442
Words33413

Comments