X hits on this document

493 views

0 shares

0 downloads

0 comments

70 / 184

CONSIDERAÇÕES SOBRE A PEREGRINATIO AETHERIAE

Porém, esse conceito inicial não poderia manter sua rígida formulação diante das repercussões advindas de novas e sucessivas conquistas da Lingüística e da Filologia, tais como a fixação mais rigorosa do conceito de língua; a mudança de atitude quanto às reconstruções lingüísticas; as contribuições da geografia lingüística para a história das línguas (não mais entendida como “história de conjuntos unitários”), a profunda repercussão da estilística com a valorização das múltiplas realizações individuais dentro do mesmo sistema; a mudança de uma mentalidade historicista para uma mentalidade estruturalista etc.

Ao lado da repercussão de novas orientações no conceito de latim vulgar, é preciso considerar questionamentos que estão no interior do próprio objeto conceituado, como diz Coseriu “modificaciones surgidas ‘de dentro’, del mismo analisis del concepto y de su aplicación en la gramática comparada de las lenguas romances”: diferenças regionais, diferenças cronológicas, falta de unidade no próprio latim até mesmo no latim literário, neologismos etc. (Coseriu, 1956p. 21-31).

Questionado por latinistas, romanistas e lingüistas de tendências e épocas diferentes, o conceito de latim vulgar vem recebendo diversas formulações.

7.2 Outra conceituação de latim vulgar considera-o a língua da conversação diária. Como a formulou Hoffmann

Document info
Document views493
Page views493
Page last viewedMon Dec 05 09:09:43 UTC 2016
Pages184
Paragraphs1442
Words33413

Comments