X hits on this document

376 views

0 shares

0 downloads

0 comments

106 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

Pedagogia e a Supercultura da Informação: a Evolução das Tecnologias na Sociedade

Prof. MS. Sérgio Nauffal

Sergio.nauffal@utp.br

Pedagogia, FCHLA

Universidade Tuiuti do Paraná

...um aprendizado realista é necessário para

se dirigir a tecnologia, preferível

a tecnologia dirigir o aprendizado.

Wayne D.R. Daley- MiME

Tecnologia é ao mesmo tempo arte, ciência e a técnica de usar instrumentos e equipamentos para desenvolver trabalhos, mecanismos e sistemas de produção de bens e serviços. Arte, ciência e técnica são saber e cultura, traduzindo-se em conhecimento e educação.

O ser humano possui uma personalidade tecnológica intrínsica, partindo-se do princípio que opera seus dedos, neste ponto de vista, como um instrumento de tecnologia avançada. Ou seja, uma criatura que pode determinar contagem numérica, enumerando coisas através do uso de seu primeiro instrumento tecnológico, suas mãos. Antes mesmo de falar, enquanto ainda bebê, já sabe mostrar os dedos, exprimindo informação e raciocínio. De uma forma mais específica, podemos relacionar sua percepção e início da construção do raciocínio pela manipulação do seu primeiro, e principal instrumento, seus dedos. Isso mesmo, seu primeiro instrumento tecnológico, desenvolvido e avançado, é sua própria mão, de um ponto de vista de dispositivo ou componente de um instrumento. Em uma situação simples e empírica, apenas para ilustrar, quando se pergunta a um bebê, que ainda não sabe falar, se ele sabe “contar” quantos anos ele tem, com certeza ele mostrará os dedos. É claro que não cabe aqui, neste contexto, uma discussão da psicopedagogia infantil, relacionada à construção do pensar e cognição de um bebê, mas apenas como mero instrumento ilustrativo da correlação, quanto ao uso de tecnologias, pelo ser humano de forma geral, partindo-se de um ponto inicial cronológico e evolutivo.

Ao mesmo tempo, o conceito de informação digital, curiosamente, em relação ao termo digital tem origem no vocábulo latino digitus, ou seja, dedos. Sabe-se, no entanto que o termo digital refere-se ao termo em inglês binary digit, o bit, relativo a unidade ínfima de informação, em memória de armazenamento computacional, determinando dígitos numéricos multiplexados em uma conversão analógica versus numérica por pontos [Norton, 1997].

Além disso, como tais criaturas tecnológicas que são os seres humanos, estes re-elaboram suas estruturas físicas tecnológicas para desenvolver novas tecnologias, via refinamentos de materiais componentes e manufaturas inovadoras. Assim, tecnologia

Document info
Document views376
Page views376
Page last viewedSat Dec 03 09:43:33 UTC 2016
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments