X hits on this document

498 views

0 shares

0 downloads

0 comments

112 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

REFLEXÕES : PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Maria Marlene do Carmo Pasqualotto

Marlene.pasqualotto@utp.br

Universidade Tuiuti do Paraná

“O objetivo do homem deve ser criar e transformar o mundo, sendo ele o sujeito de sua ação”. Paulo Freire (l993).    

A preocupação no que diz respeito à educação de jovens e adultos não tem recebido a   devida atenção  em nosso país, pois é negado à grande parcela da população o direito à educação. Em  pesquisa realizada com jovens e adultos,  levantou-se  o perfil desses jovens e adultos e  suas expectativas  com relação à escola, e ao modo como os professores vêm conduzindo essa  educação. O resultado desse levantamento fez com que se refletisse sobre o preparo dos professores no tocante ao atendimento a essa clientela.

Se analisarmos a educação de jovens e adultos, numa retrospectiva histórica, verifica-se que alguns avanços aconteceram, porém os problemas básicos continuam os mesmos, principalmente porque os educadores dessa modalidade de ensino ainda não têm propostas pedagógicas concretas mais próximas  dessa realidade.

A partir do estudo realizado, ficou claro que, embora a escola não seja a única instância da sociedade responsável pela formação do educando, é no interior dela que o mesmo poderá se aproximar do conhecimento (saber que lhe será possível ampliar sua visão do homem, da sociedade, do mundo e do trabalho). A educação real envolve um exame da experiência pessoal à luz de um encontro com as idéias (conhecimento), o que facilita as tomadas de decisões na sociedade onde se vive.

A educação de jovens e adultos tornou-se  um desafio, porque as iniciativas para formação do educador nessa modalidade de ensino, no âmbito da universidade, ainda são reduzidas.  Há uma grande demanda social, pois uma imensa massa de jovens e adultos  não tem ou não completou sua escolarização.

A  educação de jovens e adultos é uma denominação recente no país, embora a escola noturna para adultos remonte ao império, com características que permanecem até hoje, tanto do ponto de vista da implantação quanto do atendimento. Tudo que se fez foi sempre pouco significativo, sob o ponto de vista do número de educandos envolvidos, conforme constado no Plano Nacional de Educação a seguir:

Document info
Document views498
Page views498
Page last viewedSat Dec 10 04:31:47 UTC 2016
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments