X hits on this document

494 views

0 shares

0 downloads

0 comments

113 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

Os déficits do atendimento no ensino fundamental, resultaram ao longo dos anos, num grande numero de jovens e adultos que não tiveram acesso ou não lograram terminar o ensino fundamental obrigatório. Embora tenha havido progresso com relação a essa questão, o número de analfabetos é ainda excessivo e envergonha o país: atinge 16 milhões de brasileiros maiores de 15 anos. O analfabetismo está intimamente associado às taxas de escolarização e ao número de crianças fora da escola. ( BRASIL Ministério da Educação, Cultura e Desportos,  2000, p.103 )

TAXAS DE ANALFABETISMO DAS PESSOAS DE 15 ANOS DE IDADE OU MAIS – BRASIL E REGIÕES 1996

Brasil

14,7%

Região Norte urbana *

11,6%

Região Nordeste

28,7%

Região Sudeste

 8,7%

Região Sul

                             8,9%

Região Centro Oeste

11,6%

Fonte: pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – 1996. Rio de Janeiro. IBGE, v. 18, 1998.

* Exclusive população da área rural de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará e Amapá.

( BRASIL Ministério da Educação, Cultura e Desportos,  2000, p.104 )

A educação escolar é cada dia mais importante para o cidadão. As exigências do mercado de trabalho aumentam, junto às rápidas transformações que vêm ocorrendo na sociedade. Quem não completou pelo menos a escolaridade básica encontra muita dificuldade na disputa por um emprego, pois, em muitas empresas, candidatos que não têm o certificado de conclusão do Ensino Fundamental não podem sequer preencher uma ficha de recrutamento, recaindo a escolha sempre no  candidato com nível de instrução mais elevado. (PROJETO, 1997, p. 3).

Com novas tecnologias cada vez mais sofisticadas, o mercado de trabalho, tanto no campo como na cidade, requer trabalhadores melhor preparados. A sociedade conta com  a escola para preparar esses trabalhadores.

Entretanto, nosso sistema educacional não está preparado para enfrentar este desafio, seja porque não consegue atender à população, seja porque não consegue manter na escola os que a ela têm acesso. (PROJETO, 1997, p. 3).

O sentimento negativo de não ter conseguido concluir o ensino regular gera uma experiência que leva o aluno a formar imagens negativas de si próprio, acreditando em sua inadequação no espaço escolar, pensando que é sua a responsabilidade por essa situação. Por isso, cumpre olhar com mais atenção para esses alunos. O primeiro passo é convencer-se de que os alunos são capazes de aprender e de que a maioria deles está nessa situação por práticas de ensino inadequadas. Ao assumir uma proposta pedagógica significativa e relevante são condições básicas de sucesso: incentivar o conhecimento, o

Document info
Document views494
Page views494
Page last viewedSat Dec 10 01:49:42 UTC 2016
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments