X hits on this document

594 views

0 shares

0 downloads

0 comments

114 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

autoconceito positivo e a   confiança  na própria capacidade de aprender,  desses jovens e adultos ao retornar à escola.

Esses   jovens e adultos são em sua grande maioria constituídos por trabalhadores e trabalhadoras, por desempregados e por indivíduos não escolarizados. São jovens e adultos que já tiveram passagem em escolas regulares, porém com resultados fracassados, conforme se analisou anteriormente. Encontram-se em situação de exclusão devido a diversos fatores como idade, dificuldades de conciliação de horários de trabalho, situação financeira e outros fatores.

Partindo do principio de que o aluno é capaz de aprender e de que a interação (professor-aluno) é fator fundamental na construção do conhecimento,  faz-se necessário prever uma dinâmica de atuação pedagógica que valorize os conhecimentos que os alunos já possuem, promovendo o avanço para níveis mais elaborados através do questionamento, da busca de informações e do confronto de idéias. A apropriação do conhecimento é um processo dinâmico, e acreditar que todos são capazes de aprender implica um novo redimensionamento para a prática pedagógica. A proposta deve atender ao ritmo de cada aluno, sem atribuição de rótulos ou classificações prévias, com um olhar  otimista, com respeito a seus diferentes modos de vida, aos conhecimentos que trazem, estimulando-os a vencer obstáculos de modo confiante, valorizando seus progressos e promovendo sua auto-estima.

A educação é um processo de construção pessoal e social que se dá na interação com o mundo concreto, na história, no cotidiano, nas relações que o homem estabelece com a natureza e com a sociedade e suas estruturas políticas, sociais e econômicas: “Educação é o caminho pelo qual homens e mulheres podem chegar a tonar-se conscientes de si próprios, de sua forma de atuar e de pensar, quando desenvolvem todas as suas capacidades considerando não apenas eles mesmos, mas também as necessidades dos demais.” (FREIRE, p. 40)

Há que se garantir espaço para que o aluno possa ampliar seus conhecimentos e ultrapassar a visão assistencialista, buscando na educação, alternativas que o prepare integralmente, para que se torne um ser social capaz de interagir no meio em que vive.

O professor é muito importante para os alunos e a maneira como se relaciona com eles é fundamental, como foi  colocado pelos alunos através  da pesquisa realizada.

Document info
Document views594
Page views594
Page last viewedFri Jan 20 04:44:33 UTC 2017
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments