X hits on this document

519 views

0 shares

0 downloads

0 comments

115 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

Temos claro que o ser humano é um ser inacabado e incompleto buscando continuamente seu aperfeiçoamento. ”Quem não é capaz de amar os seres inacabados não pode educar”.  FREIRE (apud TRANJAN, 1999, p. 96)

O adulto é um sujeito em processo histórico, tem características próprias e diferencia-se da criança e do adolescente. No processo de formação desse ser, é impossível não considerar primeiramente a história de cada um e, a partir daí, buscar ações para seu desenvolvimento.

Portanto, nenhum programa de formação pode ser oferecido a pessoas com histórias diferentes e, conseqüentemente, com interesse e motivações diversas. Pessoas diferentes exigem programas, métodos e conteúdos adequados ao seu grau de maturidade.

Pelas respostas dadas,(à pesquisa) de maneira geral, os alunos desejam uma educação formativa ampla. Assim, postula-se  uma formação que una elementos de natureza política a elementos de natureza pedagógica.

Esses alunos   querem aprender a gerenciar sua intervenção enquanto cidadão (planejar, executar e avaliar ações da sua vida), querem ter claros os conteúdos de Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, mas também desejam enveredar no mundo das tecnologias e, acima de tudo, adquirir autoconfiança e auto-estima como requisitos básicos para sua formação.

Mediante o quadro analisado, percebe-se que esse público resulta de confrontos existentes nos espaços socioculturais, porém apresentam expectativas quanto à busca de alternativas criativas para a construção do novo, seja a nível político, social ou econômico.

Conforme PINTO (2000, p. 85)

É evidente que se necessita aprender os elementos básicos do saber letrado, as primeiras letras, a escrita, os rudimentos da matemática, mas este saber, ainda que fundamental e indispensável, só vale per seu significado instrumental, por aquilo que possibilita ao educando para chegar a saber . É o saber para chegar a saber, para o mais saber.

Além da formação de base (Ensino Fundamental e Ensino Médio) e da formação específica para o aprimoramento pessoal e profissional,  há que estar clara a relevância da  formação  contínua e permanente, tendo em vista o mundo moderno, quando os  

Document info
Document views519
Page views519
Page last viewedSun Dec 11 07:02:30 UTC 2016
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments