X hits on this document

508 views

0 shares

0 downloads

0 comments

116 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

conhecimentos precisam ser modificados, reelaborados, e quando o desenvolvimento tecnológico, político e social deixou de ser um complemento passando a basear-se na estrutura da própria vida. Daí a educação de adultos ser uma necessidade. A formação do jovem e o adulto é  a efetivação da própria vida em ação.

Para tanto, o professor precisa perceber essa realidade e pesquisar, aprofundar-se teoricamente. Educação de jovens e adultos, pois, deve se centrar no processo e não no produto, sendo o próprio adulto um agente de sua formação.

O professor deve ensinar. É preciso fazê-lo. Só que ensinar não é transmitir conhecimento. Para que o ato de ensinar se constitua com tal, é preciso que o ato de aprender seja precedido do, ou concomitante ao, ato de aprender o conteúdo ou o objeto cognoscível, com que o educando se torna produtor também do conhecimento que lhe foi ensinado. (FREIRE, 1993, p. 188)

Analisando os pontos levantados pelos professores da instituição pesquisada, percebe-se a carência de preparo para enfrentar  as novas tecnologias, e essa é uma das maiores solicitações dos alunos.

O impacto dessa verdadeira revolução tecnológica sobre as instituições educacionais tem se mostrado avassalador. A tecnologia, que inclui desde os modernos eletrodomésticos, até equipamentos mais sofisticados, altera comportamentos e interfere na forma de relacionamento do homem consigo mesmo, com seu meio físico e com seu meio social – a intermediação objeto/sujeito torna-se cada vez mais complexa. A escola revela sua nova face para a desestruturação dada a fragilidade de alguns elementos que constituem seu alicerce, ou seja, a coerência entre sua prática pedagógica, a qualificação do corpo docente, as dificuldades de ordem financeira e outras.

Dessa forma, as instituições  escolares , diante do desafio da modernidade, terão um novo caminho a percorrer.

Esse processo requer mudanças e o maior entrave para que elas se realizem são as práticas tradicionais arraigadas (tradições, hábitos). Romper com esses traços é um grande desafio. Uma instituição que valoriza seu capital intelectual está aberta ao processo de transformação e à geração de novos conhecimentos. Mudanças exigem

Document info
Document views508
Page views508
Page last viewedSat Dec 10 17:13:17 UTC 2016
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments