X hits on this document

468 views

0 shares

0 downloads

0 comments

118 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

que os currículos dos cursos que preparam professores contribuam para que eles se assumam não como intelectuais tradicionais, conservadores, mas sim como intelectuais transformadores(...) capazes de trabalhar com grupos que se propõe a resistir às intenções de opressão e dominação presente na escola e na sociedade e a participarem de uma luta coletiva por emancipação.

É importante que os cursos de formação de professores desenvolvam  no futuro profissional a capacidade de utilizar procedimentos, e de criar alternativas que possibilitem uma  melhor atuação com o aluno da classe trabalhadora na escola e   seu engajamento no projeto de emancipação dessa classe.

Também precisam ser promovidas pesquisas, ações, debates, que se voltem para o aprofundamento da educação de jovens e adultos, a fim de proporcionarem vivências nesse tipo de ensino e de tornarem o futuro profissional capaz  de lidar com a cultura e experiência do aluno das camadas menos favorecidas, tomando-as como ponto de partida de sua prática.

A escola não é a única responsável pela produção e difusão do saber, é necessário que se busque integrar ações com as demais instituições da comunidade, parcerias na formulação de estratégias para a educação de jovens e adultos: universidades, igrejas, sindicatos, empresas; e com os equipamentos culturais públicos, tais como museus, bibliotecas...

O estabelecimento de pontes entre as salas de aula e os diferentes agentes de produção e difusão cultural são necessários, pois “ não se faz mais sentido que qualquer instituição educacional se isole e se constitua em universo sagrado, separado, propondo também uma cultura também sagrada e distante da experiência de vida de seu aluno”( BOURDIEU,  1985). Assim, precisa-se repensar a metodologia, os conteúdos e as novas postura frente a essa modalidade de ensino.

‘O país não pode crescer, não pode propiciar condições de exercícios de cidadania, de formar a sociedade civil, de equipar a população de instrumentos de participação social e política sem que se efetive a escolarização básica e se qualifique a escola para isso” (LIBÂNIO, 2002, p.205 ). Além disso, esse educador deverá atuar em espaços extra escolar, estabelecendo novas relações pedagógicas e formas de trabalhar os conteúdos de suas aulas, somando com isso as questões que nos são colocadas pelo contexto sócio- político e cultural, do inicio do século XXI, principalmente, as questões relacionadas ao mundo do trabalho.  Assim, temos um desafio ao trabalhar com a educação de jovens e adultos num mundo de constantes mudanças.

Document info
Document views468
Page views468
Page last viewedThu Dec 08 15:12:14 UTC 2016
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments