X hits on this document

394 views

0 shares

0 downloads

0 comments

119 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

Se a pedagogia “ é o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação, isto é do ato educativo, da prática educativa concreta que se realiza na sociedade como um dos ingredientes básicos da configuração da atividade humana”, segundo LIBÂNEO (2002, p. 30 ), é necessário que todos os envolvidos no preparo de professores discutam essas questões.

O campo da Pedagogia compreende os elementos da ação educativa e sua contextualização na relação entre os elementos da prática educativa : o sujeito que se educa, o educador, o saber e os contextos em que ocorrem. Nesse sentido, a Pedagogia  assume tarefas

de orientar a prática educativa de modo consciente e intencional desenvolvendo condições metodológicas para viabilizar a atividade pedagógica.

Entende-se que a Pedagogia, além dos processos educativos, métodos, maneiras de ensinar tem um significado mais amplo, sendo um campo do conhecimento sobre a problemática educacional em sua totalidade e historicidade e, ao mesmo tempo, uma diretriz orientadora da ação educativa. Assim, a formação do profissional da educação em Pedagogia requer uma análise rigorosa da organização das novas bases sociais, políticas, econômicas e éticas da realidade educacional, formando um profissional qualificado para atuar  em vários campos educativos, a fim de atender às demandas sociais.

A construção da Pedagogia como ciência crítica compromissada com a práxis transformadora  apresenta-se como um desafio. Seremos capazes de construir um projeto abrangente voltado à possibilidade de emancipação e libertação dos homens ou ainda isto é uma utopia?

Espera-se que o presente trabalho possa ter colaborado para reflexão e proposição da prática pedagógica para a construção do conhecimento dos jovens e adultos, pois acredita-se que só assim homens e mulheres, independentes de classe social, etnia, filiação política, terão garantido o direito de se educarem e de  se constituirem como uma massa crítica comprometida com sua época.

Não se muda a história sem o conhecimento, mas tem-se que educar o conhecimento e as pessoas para tornarem-se sujeitos da sua história e intervir no mercado como sujeitos, e não como povo sujeitado, massa de manobra da lógica interna da razão econômica. O mercado precisa estar submetido à cidadania. (GADOTTI, 2000).

REFERÊNCIAS

Document info
Document views394
Page views394
Page last viewedSun Dec 04 12:31:54 UTC 2016
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments