X hits on this document

455 views

0 shares

0 downloads

0 comments

12 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

famílias onde o grupo é composto por meio do relacionamento; posteriormente decomposto através do divórcio ou separação e recomposto por meio do segundo casamento ou novos relacionamentos, constituindo a chamada “família mosaico”.

É importante enfatizar que família – em todas as formas e manifestações - deve ser percebida como produto das relações humanas e culturais, sendo considerada um dos elementos eleitos para garantir a constituição da sociedade moderna, ela é o núcleo principal para a divulgação dos procedimentos legais e cotidianos que efetivam o modelo de sociedade.

Em muitas partes do mundo, antigos paradigmas referentes às políticas de bem-estar e proteção infantil mudaram radicalmente, substituindo os modelos de cuidados oferecidos às crianças fora de casa, por outros que fornecem apoio e serviços diretamente às famílias. Nos últimos vinte anos, a atenção também se voltou para a comunidade e a interface entre as crianças, famílias e as comunidades nas quais estas vivem. Pesquisadores de diferentes partes do mundo estudam cada vez mais as múltiplas interações entre famílias, crianças e suas comunidades – assim como as implicações políticas e programáticas destas interações.(RIZZINI, 2001).

Estes estudos têm consolidado uma necessária mudança de ótica e de paradigmas.

É necessário uma mudança de ótica para mudar a prática, com a revisão de paradigmas e a conseqüente alteração de percepções e atitudes, buscando o envolvimento da comunidade e o fortalecimento de seus membros, os quais constituirão as bases de apoio para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Bases de apoio, assim definidas por RIZZINI (2000:9):

Bases de apoio são os elementos fundamentais que compõem os alicerces do desenvolvimento integral da criança. São recursos familiares e comunitários que oferecem segurança física, emocional e afetiva a crianças e jovens. Referem-se tanto a atividades ou organizações formais ( creches, escolas, programas religiosos, clubes, centros  juvenis), quanto a formas de apoio espontâneo ou informais (rede de amizade e solidariedade, relações afetivas significativas, na vida das crianças e jovens, oportunidades disponíveis na própria comunidade que contribuam para o seu desenvolvimento integral ...).

As bases de apoio estão intimamente relacionadas aos recursos familiares e comunitários, que oferecem às crianças e aos adolescentes um sentido de segurança e de confiança, provenientes dos cuidados que recebem, das relações que estabelecem, e

Document info
Document views455
Page views455
Page last viewedThu Dec 08 00:33:55 UTC 2016
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments