X hits on this document

521 views

0 shares

0 downloads

0 comments

122 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

PEDAGOGIA E NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM MOVIMENTO NECESSÁRIO A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO?

Profa..  Ms. Ivonélia da Purificação

ivonelia.purificação@utp.br

Pedagofia, FCHLA Universidade Tuiuti do Paraná

A informática tem chegado na educação brasileira segundo SIMÃO NETO (2002) com movimentos no qual o autor denomina de “ondas”. Esses movimentos iniciam nos anos 70 num processo de evolução social, científica e tecnológica. O autor aponta essa evolução de movimentos como:

1 – primeira onda: Logo e programação

2 – segunda onda: Informática básica

3 – terceira onda: software educativo

4 – quarta onda: Internet

5 – quinta onda: Aprendizagem colaborativa

6 – sexta onda: o que será?

O mesmo autor explicita que, antecedendo a primeira onda, aconteceram movimentos no setor administrativo das escolas com sistemas de informação e gestão, isso, tanto na pública, quanto na escola privada. Foi a informatização da secretaria das escolas buscando a estruturação administrativa.

Com a evolução das máquinas e softwares esse movimento vai se atualizando. Em seguida vem o movimento LOGO, em que as questões pedagógicas de uso dos computadores baseiam-se em projetos que se estendiam durante um ano letivo respaldado por uma proposta pedagógica construcionista.

Nesse momento a capacitação dos Pedagogos-Professores6 na utilização da informática no Brasil vem acontecendo, segundo (VALENTE, 2000; MORAES, 1999) a partir de pesquisas das Universidades, com a preocupação de buscar entender qual a melhor forma de utilizar os recursos da informática e que tipo de mudanças podem ocorrer na escola, principalmente no processo ensino-aprendizagem. No Brasil os projetos governamentais em informática na educação iniciam-se na década de 80 com

6 Vamos utilizar esta denominação por compreendermos que o Pedagogo também é o Professor que atua nas séries iniciais.

Document info
Document views521
Page views521
Page last viewedSun Dec 11 08:08:05 UTC 2016
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments