X hits on this document

444 views

0 shares

0 downloads

0 comments

124 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

de Núcleos de Tecnologia Educacional -  NTEs, sendo que esses núcleos seriam os responsáveis pela capacitação8 de Pedagogos-Professores  e técnicos e pelo suporte técnico e pedagógico das escolas. O pessoal atuante nos NTEs – multiplicadores, foram capacitados por universidades em cursos de especialização em Informática Educativa (MORAES, 2001; PENTEADO;BORBA &GRACIAS, 1998).

Os projetos têm considerado como importante à capacitação de professores para o uso das novas tecnologias como instrumento valioso na transformação da sociedade. Como bem enfoca os Parâmetros Curriculares Nacionais “A escola faz parte do mundo e para cumprir sua função de contribuir para a formação de indivíduos que possam exercer plenamente sua cidadania, participando dos processos de transformação e construção da realidade, deve estar aberta e incorporar novos hábitos, comportamentos, percepções e demandas”. (1998, p.138).

Os anos 90 apresentam-se com um grande movimento que ainda se encontra em plena expansão nas escolas públicas brasileiras, com experiências e pesquisas, no qual acreditamos de suma importância, o movimento da Internet na educação. Com a internet abrem-se imensas fronteiras que ainda necessitam serem exploradas e compreendidas pelos professores e educandos num trabalho compartilhado. Alguns questionamentos se fazem presentes como: Que relações acontecem com esse meio? Existe uma nova forma de aprender com o uso da internet? Como fica a cópia virtual, na qual denominamos de pescópia? Em que o aluno simplesmente faz cópia de informações na Internet, transfere para o Word e entrega ao professor. Qual a reflexão potencializada por este aluno ao realizar tal atividade? Como os professores estão trabalhando com isso? Que metodologia para o uso da internet pelos professores na sua ação educacional?

Para muitos pesquisadores, (SANCHO, 1999, FERREIRO, 2002, MORAN, 2001) um trabalho que leve a reflexão e discussão, num processo de dialogicidade, no qual se possibilite pensar, sentir e fazer a construção do conhecimento numa evolução para uma consciência universal.

Nesta trajetória da internet na educação surge um outro movimento: aprendizagem coletiva, colaborativa e cooperativa entre os sujeitos que integram e interagem, num princípio de aprender a apreender e ambientes virtuais.

8 Capacitação instrumental da informática, teórico – metodológico, análise de softwares educativos e uso da Internet na educação.

Document info
Document views444
Page views444
Page last viewedWed Dec 07 14:42:59 UTC 2016
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments