X hits on this document

479 views

0 shares

0 downloads

0 comments

127 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

no curso de Pedagogia. Que possibilite uma formação dinâmica e aberta balizada pelos eixos: Instrumental, Pedagógico e Social. Ao explicitarmos estes eixos apresentamos nossa forma de conceber e trabalhar com os graduandos do curso de Pedagogia da Universidade Tuiuti do Paraná.

Acreditamos que, dada à diversidade sócio-econômica brasileira, faz-se necessário instrumentalizar os graduandos para o uso das TIC. Em vista disso há um eixo instrumental, em que o aluno é capacitado para o uso dessas ferramentas. Em uma concepção em que o Pedagogo–Professor é a referência essencial, não única, na educação, procuramos inserir ações que levem o graduando a compreender o papel das TIC no processo ensino-aprendizagem. É o eixo pedagógico, com atividades nas quais os alunos fazem uso de recursos tecnológicos voltados para as várias áreas do currículo, como forma de compreender a tecnologia no processo ensino-aprendizagem. Nós educadores temos uma grande parcela de responsabilidade na formação de nossos alunos, na formação de um ser com uma visão de mundo, com uma participação no mundo, para a si, para todos e futuras gerações. No eixo social, questões da sociedade são consideradas, visando uma formação para a cooperação e despertar o comprometimento a favor da vida.

Acreditamos na necessidade de reflexão do Pedagogo-Professor sobre suas experiências de aprendizagem, conteúdos e de relação com as tecnologias da informação e comunicação, pois à medida que o Pedagogo toma consciência de sua competência na elaboração de estratégias próprias para a resolução de situações didáticas amplia a possibilidade de estar vigilante as tentativas de resolução das tarefas pelos alunos.

Não queremos aqui apontar um modelo para a formação do Pedagogo frente às novas tecnologias da informação e comunicação, mas explicitar nossa crença na necessidade dessa formação.

O processo de aprender a aprender a ensinar se prolonga por toda a vida e o professor tem que ser consciente e responsável pela sua própria aprendizagem para que possa se responsabilizar pela aprendizagem de outros.

PURIFICACAO e VERMELHO (2000) em pesquisa realizada sobre a percepção de professores quanto à introdução da informática nas escolas, explicitam que a grande maioria dos professores pesquisados apresentaram um discurso progressista

Document info
Document views479
Page views479
Page last viewedFri Dec 09 06:25:05 UTC 2016
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments