X hits on this document

664 views

0 shares

0 downloads

0 comments

128 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

para a informática na educação, mas o mesmo não acontecendo na prática pedagógica o que vem a confirmar a necessidade de pesquisas a respeito da formação de Pedagogos-Professores frente às novas tecnologias da informação e da comunicação.

O que nos leva a refletir o papel do Pedagogo e as tecnologias em sua ação profissional, pois, nos deparamos com muitos pesquisadores que destacam a informática como uma ferramenta importante no processo de construção de conhecimento pelo aluno, pelas suas possibilidades e potencialidades e, por outro lado, encontramos pesquisadores que apresentam em suas pesquisas a insegurança, incerteza e muitas vezes ojerizas que muitos Pedagogos-Professores demonstram para com esse recurso tecnológico. (CHAVES, 1987; GATTI, 1993)

Pensar na utilização da informática no processo educacional é pensar na formação de Pedagogos-Professores, muitas vezes numa reflexão sobre a práxis integrada as questões operacionais, criativas e argumentativas dos recursos da informática.     

Ainda complementa CARNEIRO (2002, p.55), “os sentimentos relacionados com o computador acontecem sob alguns aspectos principais: recusa, medo e sedução”. O envolvimento de Pedagogos- Professores em trabalhos de análise e utilização dos recursos tecnológicos de uma forma consciente, planejada e que possa ter acesso a um referencial teórico que dê embasamento ao seu trabalho é imprescindível para um movimento proporcional e harmonizado do uso das tecnologias no processo educacional.

Retomamos assim, o título de nosso texto: Pedagogia e novas tecnologias da informação e comunicação: um movimento necessário à formação do Pedagogo?

Temos sim, a necessidade de um movimento na formação do Pedagogo-Professor, nesse caso específico podemos contribuir com TICE, buscando um trabalho em parceira, com estudo, planejamento, desenvolvimento e aplicação dos recursos tecnológicos informacionais e comunicacionais na educação. Com uso dos aplicativos e softwares educacionais para o Ensino Fundamental, bem como técnicas de avaliação dos mesmos. Instrumentalização dos graduandos para análise, avaliação e elaboração de projetos pedagógicos com a utilização da Internet e construção de uma página iniciando usando recursos triviais como

Document info
Document views664
Page views664
Page last viewedMon Jan 23 13:11:53 UTC 2017
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments