X hits on this document

504 views

0 shares

0 downloads

0 comments

137 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

ambientação para tudo isso, uma forma é ter como ponto de partida para a metodologia uma situação problema sintônica ao aluno e de preferência tirada do seu universo pessoal.

Na atividade de resolução de problemas o computador pode ser um importante aliado no desenvolvimento do raciocínio, pois algumas soluções surgem na forma de um programa de computador, que tem um encadeamento de idéias e procedimentos, que possibilita uma interação mediadora. Esta pode ocorrer em cada fase do processo de criação, a partir de análises lógicas que estabelecem hipóteses e intuições na busca da solução (RIPPER, 1996).

Um outro ponto a ser ressaltado é ainda no que diz respeito à interferência da cultura. Em recente trabalho sobre esta interferência no desenvolvimento de softwares educacionais, ROCHA (2001) apresenta resultados de pesquisa em que analisou o comportamento de duas equipes de desenvolvimento, tentando verificar indícios culturais nos textos, sons e imagens que pudessem ser reforçadores do arraigamento da discriminação.

O autor chama de interferência cultural “o uso de certos elementos, como símbolos, palavras, gestos, costumes, conceitos, etc., tirados e vividos no ambiente cultural, introjetados no íntimo das pessoas, e que se refletem nos seus atos e produtos” (ROCHA, 2001, p. 6).

Em tal trabalho há indícios de que há uma interferência cultural, que pode fazer com que as pessoas envolvidas com o desenvolvimento de softwares educacionais coloquem nas imagens, nos textos e nos sons alguns indicadores de uma discriminação velada ou declarada. Um produto da TIC, qualquer que seja ela, pode corroborar com o arraigamento da segregação, podendo isto ser percebido ou não. A metodologia de uso da TIC na educação é que poderá coibir isso, ou diminuir ou aumentar o processo, dependendo se a escolha feita favorece ou não uma pedagogia de cunho humanista e ou social.

Esta é uma preocupação que deve surgir ao inserir qualquer tecnologia na educação: humanizar a ação, buscando fazer do ambiente um local em que alguns valores possam se desenvolver tais como autonomia, colaboração, cooperação, solidariedade e outros. Isto faz com que o professor tenha presente sempre que é a educação que deve ditar as regras, sendo a tecnologia o meio e a ferramenta do fazer

Document info
Document views504
Page views504
Page last viewedSat Dec 10 08:34:12 UTC 2016
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments