X hits on this document

669 views

0 shares

0 downloads

0 comments

138 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

pedagógico. Ela não pode ser o centro da ação.

3. CONSIDERAÇÕES

No uso da TIC na educação, um ponto muito importante, como visto, é a escolha da metodologia. Esta deve ser acompanhada de estratégias que valorizem os aspectos psicopedagógicos e educacionais e que devem estar ancorados em uma teoria do conhecimento comprovadamente preocupada com o processo de aprendizagem que ocorre no aluno.

Neste contexto, o computador, como ferramenta educacional, deve ser considerado um excelente colaborador. O fato de sua tecnologia poder ser usada como instrumento de fácil recuperação de qualquer projeto desenvolvido nele, torna-o cúmplice no armazenamento de um processo de construção de conhecimento, pois qualquer atividade pode ser interrompida em qualquer fase, retomada momentos seguintes, reformulada, corrigida ou substituída, conforme a análise que o seu construtor faz, tendo sempre em mente os objetivos. Esse feedback constante, o envolvido com tal equipamento na educação pode ter. Basta para isso saber explorar o recurso tecnológico dentro das linhas metodológicas propostas para tal.

Acompanhar o desenvolvimento tecnológico, principalmente na área da informática, é uma das tarefas que a escola passa a se preocupar. Não que ela tenha que dominar tudo e se interessar por tudo, mas ter o conhecimento e o domínio necessário para poder escolher o que é útil para as suas atividades pedagógicas e administrativas. Para que isso ocorra, é importante que a escola propicie um ambiente de estudo freqüente e uma formação continuada, presencial ou à distância, de seu quadro docente. Isto também faz parte da metodologia de uso das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem.

Além da atenção que a metodologia deve dar ao recurso tecnológico, as estratégias, técnicas, métodos e os instrumentos a serem utilizados, têm que propiciar um ambiente em que a iniciativa e a autonomia aconteçam. Deve haver espaços para a cooperação e isso tem que ser constantemente incentivado, principalmente em trabalhos em grupos, em que as pessoas envolvidas têm que estar dispostas para ouvir e contribuir, tanto no seu processo de crescimento como no processo de cada um dos outros membros do grupo.

Document info
Document views669
Page views669
Page last viewedMon Jan 23 19:51:25 UTC 2017
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments