X hits on this document

438 views

0 shares

0 downloads

0 comments

139 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

Várias formas de comunicação devem ser utilizadas, de maneira que haja muitas leituras do contexto e muitos ângulos de observação de cada ação, como também trocas contínuas de informação, com possibilidade de várias avaliações em todo o processo.

Uma metodologia que tem como ponto de partida uma situação-problema a ser solucionada, pode garantir o surgimento de todos esses aspectos comentados e que são importantes num processo ensino-aprendizagem. Cada ponto abordado deve ter o seu momento de estimulação e de exercícios de desenvolvimento, que podem lançar mão de outros instrumentos diferente do computador ou outra tecnologia. Um algoritmo para a solução do problema pode ser estabelecido, não para criar regras a serem seguidas, mas para facilitar o planejamento e entender as fases do processo, a fim de saber em que fase deve interferir quando surgir um problema secundário a ser resolvido. Para isso, ter sempre presente o seguinte: “Não é usar a regra que resolve o problema; é pensar sobre o problema que promove a aprendizagem” (PAPERT, 1994, p. 81).

Neste sentido é muito importante o uso da reflexão. Ter nela um importante recurso metodológico, é garantir à metodologia momentos de uso das estruturas do pensamento, em que o raciocínio estará sempre a postos para contribuir com alguma ação e que pode ajudar no seu próprio desenvolvimento.

Perguntas do tipo “como”, “por que”, “para que”, “onde” e outras pertinentes, devem estar presente em todas as fases da metodologia. Tentar entender o que ocorre no interior e no exterior da tecnologia em uso, deve ser uma preocupação que pode ajudar a entender o processo e facilitar, assim, o planejamento das atividades.

Esta postura questionadora e observadora  em todos os envolvidos, professores, alunos, coordenadores e outros, num ambiente criado para facilitar as trocas recíprocas, torna-se necessária e corrobora para a ação educadora. É um atitude considerada por muitos como de cunho pedagógico.

Mesmo utilizando o computador na educação, ou qualquer outra tecnologia, não se pode prescindir da ação reflexiva constante, pois ela poderá dar os rumos para o uso da tecnologia na escola, corrigindo e reajustando quando houver fuga dos objetivos educacionais. Essa mesma reflexão poderá mostrar quais os recursos tecnológicos que podem ser usados na escola, adequando cada um, conforme a sua característica, às disciplinas do currículo escolar.

Document info
Document views438
Page views438
Page last viewedWed Dec 07 09:12:25 UTC 2016
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments