X hits on this document

382 views

0 shares

0 downloads

0 comments

143 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

possibilita a concretização de ações diferenciadas diante das diversas situações em que nos encontramos (BOURDIEU, 1972; PERRENOUD, 1997) .  PERRENOUD (1997) explica:

O espírito do professor tenta constantemente integrar, de uma forma mais ou menos consciente, a totalidade dos dados: o que está a acontecer, o que foi feito, o que ele desejaria fazer, o que se pode ainda fazer, o que se deveria fazer nessa situação tendo em conta os princípios didácticos e os diversos obstáculos. O hábitus é, justamente, essa espécie de computador que, funcionando em tempo real, transforma estes dados numa acção mais ou menos eficaz, mais ou menos reversível. (p. 39-40)

Para que haja uma verdadeira transformação da prática do professor, é necessário que se vá além de explorar diferentes teorias de ensino e aprendizagem e de se apostar/trabalhar em questões referentes à estruturas que afetam a dinâmica da sala de aula, como por exemplo problemas políticos, econômicos e administrativos, sistema de avaliação, disponibilidade de materiais didáticos, etc.  Embora isto tudo seja importante e precise ser endereçado, precisamos também nos conscientizar da importância do “habitus” e trabalhar para ajudar o futuro professor a transformá-lo (PERRENOUD, 1997). Precisamos também encorajá-los para investirem no desenvolvimento virtudes necessárias para que possam se tornar verdadeiros educadores.  

Vários autores, entre eles KESSLER (1991; 2001),  KRISHNAMURTI (1981), J. MILLER (1993, 1994), R. MILLER (1995), and PALMER (1993, 1998), tem discutido o fato de que,  a nossa forma de ser—nossos defeitos e virtudes—tem um impacto tremendo nos nossos alunos.  Rudolf Steiner, por exemplo, defende a idéia que embora o que ensinamos às crianças com palavras seja importante,  como nos portamos diante delas tem um influência ainda maior nas mesmas:

a criança imita o que você diz. Mas o que você é enquanto pessoa é o que importa; se você é bom esta bondade vai aparecer nos seus gestos; se você é mal-humorado isto também vai aparecer em seus gestos—resumindo, tudo o que você faz é passado às crianças e abre caminho nos seus corações (…). As inclinações que as crianças desenvolvem depende de como você se comporta em sua presença.  (STEINER, 1998, p. 92, minha tradução)

LEVY (1996), entre outros, reforça este pensamento:

Cada decisão tomada, cada julgamento feito, cada interação com uma criança demostra o que valorizamos serve enquanto um modelo para nossos alunos sobre

Document info
Document views382
Page views382
Page last viewedSat Dec 03 14:33:31 UTC 2016
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments