X hits on this document

643 views

0 shares

0 downloads

0 comments

145 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

Num trabalho recente com  meus alunos do curso de Pedagogia9, lhes pedi para escrever sobre as experiências que mais os marcaram na escola e na semana seguinte tivemos uma discussão sobre este tema em sala de aula. É interessante que, tanto em suas redações quanto em seus comentários, nenhum deles se referiu à situações específicas de aprendizagem relativas à conteúdos e/ou ao desenvolvimento de competências. Todos se centraram em questões diretamente relacionadas à forma de ser de seus professores, e em alguns poucos casos, de seus colegas.  Uma aluna falou, por exemplo, sobre como o jeito agressivo da sua professora na primeira série lhe despertou medo da escola. Outra relatou como os gritos de um professor cada vez que ela ou seus colegas cometiam um erro de leitura em sala de aula a traumatizou e a leva até hoje à um pânico total cada vez que precisa ler ou apresentar algum trabalho em público. Ainda outra aluna discorreu sobre como a compreensão e o suporte de um determinado professor no segundo grau lhe deu força para encarar o problema que estava enfrentando e como o exemplo deste professor até hoje influencia na forma com que ela se relaciona com seus alunos. As estórias contadas por meus alunos confirmam o ponto que estou tentando fazer aqui: Que quem somos enquanto pessoa, nossas qualidades10  e como nos comportamos frente aos nossos alunos normalmente fala muito mais alto aos mesmos do que o que lhes é ensinado com palavras.

Virtudes como por exemplo sensibilidade,  senso de justiça, compaixão e respeito pelo próximo nem sempre afloram facilmente. Precisam ser cultivadas ao longo do tempo. Aqueles de nós que gostaríamos de trabalhar ou que já trabalhamos com a educação de outros, precisamos urgentemente  nos dedicar ao nosso auto-desenvolvimento para que possamos servir de bom exemplo para os nossos alunos. E aqueles de nós que diretamente ou indiretamente lidam com a educação de futuros professores ou com a educação continuada de professores, precisamos desenvolver políticas de trabalho e programas que os levem a trabalhar  certas virtudes para que eles também possam servir de bom exemplo aos seus educandos.

Conhecimento, competência técnica e compromisso político são essenciais para uma boa gestão do ensino. Entretanto, isto só não basta. De nada adianta termos um amplo cabedal de conhecimentos, recursos técnicos e pedagógicos, e um determinado

9  Leciono a disciplina “Currículos e Programas” para duas turmas do Curso de Graduação em Pedagogia na  Universidade Tuiuti do Paraná.

10 Por exemplo, se somos nervosos ou calmos, pacientes ou impacientes, gentis ou agressivos, atenciosos ou desleixados em nossas relações.

Document info
Document views643
Page views643
Page last viewedSun Jan 22 15:07:07 UTC 2017
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments