X hits on this document

398 views

0 shares

0 downloads

0 comments

15 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

O Pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente ligadas à organização e aos processos de transmissão e assimilação de saberes e modos de ação, tendo em vista objetivos de formação humana definidos em sua contextualização histórica. (LIBÂNEO,1998). Portanto, é fundamental a presença e a ação do pedagogo no planejamento estratégico de políticas e programas construídos sob um foco de promoção de desenvolvimento e de cidadania.

E concluímos citando HERBERT DE SOUZA, 1992:

A criança é o princípio sem fim. O fim da criança é o  princípio do fim. Quando uma sociedade deixa matar as crianças é porque começou seu suicídio como sociedade. Quanto não as ama é porque deixou de se reconhecer como humanidade.

Referências

BETTEGA,M.O.& MENDONÇA,A.L. A implementação de políticas públicas para a infância e adolescência e o fortalecimento das bases de apoio-o  início de uma trajetória no Município de Curitiba. In. RIZZINI,I (org.) Pesquisa em ação- crianças, adolescentes ,famílias e comunidades.Rio de Janeiro:Universidade Santa Úrsula/CESPI,2002.

LIBÂNEO, J.C. Pedagogia e Pedagogos, para quê? São Paulo,Cortez,1998

PERES,V.L. Concepções de família em população de periferia urbana. In.SOUZA,S.M.G. Infância,Adolescência e Família.Goiânia:Cânone Editorial, 2001

RIZZINI,I.&BARKER,G.& CASSANIGA,N. Criança não é risco, é  Oportunidade – fortalecendo as bases de apoio familiares e comunitárias para crianças  e adolescentes.Rio de Janeiro:USU/CESPI;Instituto  PROMUNDO,2000.

SOUZA,H. de (Betinho). Criança é Coisa Séria. Rio de Janeiro:AMAIS,1992

Document info
Document views398
Page views398
Page last viewedSun Dec 04 20:30:19 UTC 2016
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments