X hits on this document

457 views

0 shares

0 downloads

0 comments

156 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

programas de educação ambiental formal ou institucional.

Destaca-se o enfoque de SORRENTINO(1995) ao classificar a educação ambiental em quatro grandes correntes: conservacionista - presente nos países mais desenvolvidos, no Brasil sua penetração se dá a partir da atuação de entidades conservacionistas; educação ao ar livre - adeptos de modalidades de esporte e lazer junto à natureza, como: os antigos naturalistas, escoteiros e participantes de grupos de espeleologia, caminhadas, montanhismo, acampamentos. Na dimensão de educação ambiental inclui grupos de “caminhadas ecológicas“ , “trilhas de interpretação da natureza”, “turismo ecológico”  e outros; gestão ambiental - impulsionada no período militar, expressa-se pelos movimentos contra a poluição das empresas e as conseqüências do sistema predador do ambiente e do ser humano e pelos movimentos por liberdades democráticas, com profundas raízes nos movimentos sociais da América Latina; economia ecológica - baseada no conceito do  ecodesenvolvimento de Sachs. Ganhou impulso na metade da década de 80 a partir do documento “Nosso Futuro Comum” (Comissão Brundtland,1987); “Nossa própria agenda” (1989) e a “Estratégia Mundial para a Conservação” - “ Cuidando do Planeta Terra” (IUCN/PNUMA/WWF, 1980 e 1991) e com as diretrizes de atuação dos bancos mundiais e documentos da FAO,UNESCO e outros órgãos internacionais. Aglutinadora por um lado de empresários, governantes e uma parcela das organizações não governamentais e por outro lado daqueles que sempre estiveram na oposição ao atual modelo de desenvolvimento e que acreditam que a primeira vertente é só uma nova roupagem para a manutenção do estado de coisas

Ainda, a educação ambiental pode ser tratada a partir de dois enfoques. Primeiro, aquela educação realizada por instituições e órgãos públicos, através da formalização de programas de educação ambiental. Nesse enfoque, também se considera a educação ambiental realizada por organizações não governamentais, através de ações ambientais educativas, em que o aprendizado de conteúdo ambiental é preestabelecido, constituindo-se como um curso ou programa de educação ambiental.  

O segundo enfoque considera a abordagem de educação ambiental, enquanto educação para a cidadania na dimensão ambiental, constituída a partir do contexto das relações produzidas no bojo da sociedade civil, diante do impacto gerado pela ação do poder público e as decorrentes políticas públicas.

Document info
Document views457
Page views457
Page last viewedThu Dec 08 02:29:05 UTC 2016
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments