X hits on this document

463 views

0 shares

0 downloads

0 comments

157 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

A educação ambiental nesta abordagem considera a prática social como elemento determinante do aprendizado autoconstruído no processo de participação. O resultado deste aprendizado verifica-se na dimensão das relações políticas, configurado pela qualidade da prática social; pela qualidade das ações políticas produzidas; pela qualidade da organização social, política e ambiental; pela qualidade da participação social e política e pelos resultados adquiridos e conquistados na luta pela cidadania. Trata-se da educação ambiental como possibilidade de motivar e sensibilizar o indivíduo a transformar as diferentes formas de participação em fatores potenciais para dinamizar a sociedade e ampliar o controle social sobre a coisa pública. Trata-se de construir uma nova proposta de sociabilidade a partir da educação para a participação e cidadania(ROSA, 1999).

Alguns Pressupostos

Os paradigmas de análise da problemática ambiental fornecem os subsídios explicativos para se compreender a constituição da educação ambiental  no contexto de tais relações .

Os antecedentes históricos caracterizam-se como um dos aspectos que contribuem para a compreensão desta temática. Para CASCINO (2000, p. 36), em 1968, registrou-se a primeira produção escrita relevante - “Os limites do Crescimento Econômico” de Dennis L. Meadows - publicada pelo Clube de Roma. Esta obra tratava de questões ambientais e limites para o desenvolvimento humano, da relação entre consumo, reservas dos recursos naturais e minerais e a capacidade e limites do planeta para suportar desgastes decorrentes do crescimento populacional.

O estudo buscava examinar a complexidade de problemas que afligiam os povos de todas as nações, como: pobreza em meio a abundância, deteriorização do meio ambiente, perda da confiança nas instituições, expansão urbana descontrolada, insegurança de emprego, alienação da juventude, rejeição de valores tradicionais, inflação e outros transtornos econômicos e monetários.

Em 1970, outro evento relevante foi o Congresso de Niza que tratava da temática de interdisciplinaridade nas Universidades, cujos resultados foram publicados em 1972 - Conferência de Estocolmo. Evidenciavam a crise ambiental gerada em decorrência do crescimento econômico e populacional, da mudança tecnológica, da exploração dos recursos e da produção de substâncias contaminadoras(LEFF, 1999, p. 113).

Document info
Document views463
Page views463
Page last viewedThu Dec 08 06:55:12 UTC 2016
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments