X hits on this document

478 views

0 shares

0 downloads

0 comments

163 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

PEDAGOGIA E CIDADANIA

Maria Antônia de Souza

maria.souza@utp.br

Mestrado em Educação

Universidade  Tuiuti do Paraná.

Neste início de século, muitas propostas de conteúdos e metodologias estão em debate no campo educacional, em especial, nos cursos de Pedagogia e  licenciaturas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais têm orientado a atuação dos professores, ao lado das propostas elaboradas em cada estado e município do país. Poderíamos pensar que a dinâmica societária tem suscitado mudanças na educação e que os sujeitos que fazem a educação escolar são desafiados na construção de um processo educativo que ultrapasse os limites da dimensão transmissora de conteúdos, presente durante década no Brasil.

Inúmeros acontecimentos oriundos da dinâmica societária atual propiciaram a ampliação do debate a respeito da educação e da cidadania. Dentre tais acontecimentos temos as lutas em prol da ampliação do número de vagas nas escolas, as lutas por melhorias salariais e os congressos nacionais e internacionais focalizando uma sociedade menos desigual, assim como Fóruns Sociais, a exemplo do Fórum Social Mundial, realizado em Porto Alegre, pela segunda vez. Poderíamos seguir com os exemplos, no entanto, temos como objetivo apontar idéias e questionamentos acerca do tema Pedagogia e Cidadania.

Iniciamos com uma breve interrogação: o que é Pedagogia? O que é Cidadania? Algumas palavras-chaves surgem para trilhar o caminho de nossa intervenção, dentre elas: prática educativa, gestão escolar, ensino e administração, por exemplo, como referência para a palavra Pedagogia. Quanto a cidadania, a terminologia direitos, deveres, participação, coletivo  e consciência, compõem o cenário conceitual provisório.

Num primeiro momento, cabe perguntarmos qual é o sentido deste tema “Pedagogia e Cidadania”, na atualidade, para os pedagogos e futuros educadores. Podemos lembrar GHIRALDELLI JÚNIOR (1987) quando afirma que “... pedagogia está ligada ao ato de condução ao saber (...) tem, até hoje, a preocupação com os meios, com as formas e maneiras de levar o indivíduo ao conhecimento” (p.8).

Conforme ilustra o referido autor, na Grécia Antiga, a pedagogia era a atividade do escravo que conduzia as crianças aos locais de estudo, onde os preceptores forneceriam a instrução, o estudo. A Pedagogia, desde a sua origem, possui relação com

Document info
Document views478
Page views478
Page last viewedFri Dec 09 05:46:02 UTC 2016
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments