X hits on this document

389 views

0 shares

0 downloads

0 comments

166 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

ARROYO (1991) ao discutir educação e cidadania afirma que “é fundamental captar se a cidadania se constrói através de intervenções externas, de programas e agentes que outorgam e preparam para o exercício da cidadania, ou ao contrário, a cidadania se constrói como um processo que se dá no interior da prática social e política das classes” (p. 74-75).

Tomando como referência a idéia do autor acima e pensando que o campo de atuação do pedagogo está sendo ampliado, na atualidade, cabe indagar a respeito da responsabilidade do educador (gestor, docente ou técnico) com o processo educativo. Indagar a respeito da concepção de educação e de mundo que o educador possui é primordial quando refletimos cidadania e Pedagogia. Refletir a respeito do sentido da prática educativa e como esta contribuir com processos de transformação das relações educativas e sociais, é questão primordial para o educador.

COVRE (1991) aponta que “é preciso haver uma educação para a cidadania (...) é preciso criar espaços para reivindicar os direitos, mas é preciso também estender o conhecimento a todos, para que saibam da possibilidade de reivindicar” (p. 66). Já, MACHADO (1997) nos faz pensar uma concepção de cidadania que ultrapassa o estatuto dos direitos formalmente garantidos, comenta a necessidade de superação dos discursos sobre educação para a cidadania. O autor trabalha com a idéia de projetos coletivos no campo educacional, afirmando que “... nada parece mais característico da idéia de cidadania do que a construção de instrumentos legítimos de articulação entre projetos individuais e coletivos” (p. 47).

Temos constatado em nossas escolas a ampliação do número de projetos escolares, oriundos de Programas tais como o Vale Saber ou dos cursos de pós-graduação lato sensu. No entanto, resta analisar os conteúdos e implicações deste trabalho no contexto escolar. Muitos professores ampliam a sua visão de mundo, quando desenvolvem projetos de pesquisa e/ou escolares, embora, alguns estejam apenas interessados na obtenção dos certificados para aquisição de ascensão de nível na carreira.

FREIRE (1997, p.110) destaca que “ensinar exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo”. Portanto, ensinar exige uma tomada de posição, ao que o autor denomina de “opção”, uma vez que toda ação é política. O importante é saber se a ação estará contribuindo para a reprodução ou desmascaramento de idéias, fatos e acontecimentos.

Document info
Document views389
Page views389
Page last viewedSun Dec 04 00:13:10 UTC 2016
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments