X hits on this document

617 views

0 shares

0 downloads

0 comments

168 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

nele propiciadas que emergirão identidades, reivindicações, desmascaramentos de idéias, organizações sociais etc. No campo educativo e nele a Pedagogia, os projetos coletivos escolares constituem possibilidades para a efetivação da cidadania ativa, como construção de conhecimentos, de atitudes, de posturas e valores, além da possibilidade de romper paradigmas.

Para concluir este texto, utilizaremos a noção de cidadania como estratégia política, conforme afirma DAGNINO (1994), “...ela expressa e responde hoje a um conjunto de interesses, desejos e aspirações de uma parte sem dúvida significativa da sociedade, mas que certamente não se confunde com toda a sociedade (...) as aspirações e crescente banalização desse termo não só abrigam projetos diferentes no interior da sociedade, mas também certamente tentativas de esvaziamento do seu sentido original e inovador” (p.103).

A autora destaca que a cidadania está ligada à experiência concreta dos movimentos sociais, expressa na luta por direitos; expressa novas dimensões a respeito da democracia e organiza uma estratégia de construção democrática, de transformação social.

Ao analisar o conceito de cidadania e a sua expressão na sociedade, a autora faz uma opção pelo olhar da “cidadania construída”, assim a menção aos movimentos sociais como fundamentais no processo de efetivação da cidadania e da construção da noção teórica da mesma. Assim, cabe ao educador a sua opção, ou seja, difundir a idéia de cidadania outorgada (oferecida, permitida) ou cidadania como conquista, oriunda das lutas sociais com caráter de classe ou não, a exemplo dos movimentos ambientalistas, movimento de mulheres, negros, homossexuais entre outros.

Neste texto, a intenção primeira foi problematizar o conceito de cidadania e a sua presença na Pedagogia (e no campo educacional mais amplo). Para concluir, podemos afirmar que a cidadania está relacionada à idéia de direitos, participação sócio-política e atitudes coletivas. Assim, no campo da Pedagogia o desafio está na construção de projetos escolares de conotação coletiva, mas que resguardem os projetos individuais dos educadores; a construção de estratégias de participação da comunidade na escola, respeitando os princípios democráticos e não meramente enfatizando “ações voluntárias”, que não carecem de envolvimento efetivo dos participantes.

Referências

Document info
Document views617
Page views617
Page last viewedFri Jan 20 23:06:08 UTC 2017
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments